MAIS LIDAS
VER TODOS

COPEL

Programa Paraná Trifásico avança no Vale do Ivaí

Em 2020 foram entregues na região 150 km de rede. No ano passado, a Copel trabalhou em 84 obras do programa totalizando novos 224 quilômetros

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 09.03.2022, 05:58:49 Editado em 09.03.2022, 05:58:54
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A construção de redes trifásicas para atendimento às áreas rurais vem avançando nos municípios do Vale do Ivaí. A nova rede, que visa a diminuição dos desligamentos e traz mais segurança para o agronegócio regional, atingiu últimos nos dois anos mais de 370 quilômetros no Vale do Ivaí.

continua após publicidade

Em 2020 foram entregues na região 150 km de rede. No ano passado, a Copel trabalhou em 84 obras do programa totalizando novos 224 quilômetros - um aumento de 49% em relação ao ano passado, e 54 sistemas de automação em 11 municípios. Destas, 48 encontram-se finalizadas e 36 estão em andamento.

Entre as principais melhorias está a interligação, em fase final de construção, entre os municípios de Cândido de Abreu e Manoel Ribas, que servirá tanto para reduzir o custo para atendimento em energia trifásica às unidades rurais da região, quanto para garantir uma alternativa de suprimento a todo o município de Cândido de Abreu, em casos de temporais ou outras interferências que desliguem a rede da Copel em sua fonte principal.

continua após publicidade

Nos dois municípios foram quase 50 quilômetros de redes construídas pelo programa Paraná Trifásico.Outros municípios da região que tiveram redes trifásicas instaladas ou ampliadas no ano passado foram Apucarana, Arapuã, Ariranha do Ivaí, Bom Sucesso, Faxinal, Ivaiporã, Jardim Alegre, Rio Branco do Ivaí e Rosário do Ivaí (ver infográfico). Há, ainda, novas obras em execução nos municípios de Ariranha do Ivaí, Bom Sucesso, Ivaiporã e São João do Ivaí.

De acordo com o gerente de obras de rede da Copel na região, Hugo Cezar Lozano Lima de Araújo, o programa tem por objetivo reforçar e modernizar a espinha dorsal das redes da Copel, substituindo a tecnologia monofásica existente. “Assim vamos conseguir garantir energia de mais qualidade e com maior segurança, e ainda reduzir muito o que hoje é pago pelo produtor rural para ter acesso à rede trifásica”.

Ele explica que as obras adotam um padrão construtivo com postes mais robustos, cabos protegidos contra o toque da vegetação e dotados de equipamentos que reduzem a necessidade de intervenção humana para a normalização do fornecimento, em casos de desligamentos.Em todo o Paraná, o programa já aplicou R$ 757 milhões na construção de novas redes. E em 2022 a iniciativa vai investir mais R$ 450 milhões, em todas as regiões do Estado.

continua após publicidade

Programa identifica demandas na agricultura

O Programa Paraná Trifásico conta com a parceria da Seab, Instituto de IAPAR-EMATER que identifica os produtores rurais por nichos de agricultura, exemplo, piscicultura, bacia leiteira, fruticultura, dentre outros, e é com base nesse levantamento que está sendo feita a programação das obras.

Segundo o médico veterinário do Núcleo Regional da Seab de Ivaiporã, Carlos Eduardo dos Santos, o programa é um grande salto para o produtor rural que pode agora investir na melhoria dos equipamentos a um custo mais reduzido.

“A energia trifásica proporciona ao produtor investir em equipamentos maiores, mais baratos e com maior durabilidade. Uma série de vantagens que vai fazer com que o produtor rural seja mais competitivo nas suas atividades.”, completa

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Vale do Ivaí

    Deixe seu comentário sobre: "Programa Paraná Trifásico avança no Vale do Ivaí"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!