MAIS LIDAS
VER TODOS

PISCICULTURA

Programa incentiva produção de peixes em Ivaiporã

Produtores poderão receber orientação técnica sobre o cultivo de peixes, e até a terraplanagem

Da Redação

·
Produtores poderão receber orientação técnica sobre o cultivo de peixes
Icone Camera Foto por TN Online
Produtores poderão receber orientação técnica sobre o cultivo de peixes
Escrito por Da Redação
Publicado em 29.06.2021, 08:13:48 Editado em 29.06.2021, 08:14:39
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Com o objetivo de oferecer fonte de renda alternativa para o homem do campo, a Prefeitura de Ivaiporã, está iniciando um programa para incentivar a produção de peixes e aproveitar o potencial hídrico do munícipio. Por meio desse projeto de piscicultura, os interessados poderão receber, orientação técnica sobre o cultivo de peixes, e até a terraplanagem de novos tanques com apoio pela prefeitura.

continua após publicidade

Para o prefeito interino Marcelo Reis, essa é mais uma alternativa de geração de renda às famílias do campo. “Por ser uma atividade econômica muito viável, estamos incentivando a piscicultura no município. É um projeto que ainda estamos dando os primeiros passos. Além da assistência técnica, a ideia é também ajudar com uma estrutura mínima, por exemplo, terraplanagem para que a gente possa também estar estimulando o produtor a estar montando o seu criâme de peixes”, destacou.

A engenheira agrônoma, Estela Zanetti, diretora do Departamento Municipal de Agricultura, recentemente esteve em Mandaguari, conhecendo o Projeto Integração à Piscicultura. Ela vê o projeto da cooperativa como uma oportunidade ideal para os produtores rurais do município. “É um projeto piloto da Cocari e vem ao encontro do que estávamos buscando”.

continua após publicidade

Ela explica que a Cocari assume a exploração do abatedouro em regime de concessão, criando e abatendo os peixes e repassando para Aurora Alimentos, que venderá os produtos ao mercado, calculado em 100 mil pontos de venda. A previsão da integradora que foi formada recentemente é que a comercialização seja iniciada em janeiro de 2022.

“É um formato de integração no sistema das granjas de frangos. Eles fornecem, os alevinos, a assistência técnica, a ração, despesca, abate e garantia de compra. O produtor, entra com a área, a mão de obra e a aquisição dos equipamentos. É um formato de produção com tecnologia, então tem que estar nas regras e normas exigidas”, expôs Estela.

Para fazer parte do projeto de integração, o produtor precisa ter área para construir tanques de 50 x 100 m e 5 mil metros de lâmina d’água. Além disso, precisa de vazão de 15m³ d’água por hora, rede trifásica e estrada com acesso adequado.

continua após publicidade

“Os produtores que tem interesse, ou que tenham algum tipo de tanque será analisado pela equipe técnica daqui de departamento para sabermos se vai ser possível adequar esse tanque no formato que eles pedem”.

Aparecido Sabbadini, proprietário rural nas proximidades da cidade, e já trabalha com pesque-pague e tem área para construir pelo menos dois novos tanques para engorda, se mostrou bastante interessado com o projeto de integração.

“É interessante porque é mais uma atividade dentro da propriedade. Hoje tem muitas represas nas propriedades rurais de que foram desativadas. Mas, agora com esse incentivo tem muita gente que vai querer entrar na atividade ou reativar seus criâmes”, assinalou Sabbadini.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Vale do Ivaí

    Deixe seu comentário sobre: "Programa incentiva produção de peixes em Ivaiporã"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!