MAIS LIDAS
VER TODOS

AGRICULTURA

Produtores de trigo aguardam chuvas para o plantio

Com o solo e clima seco, o plantio do trigo nos 15 municípios região da SEAB de Ivaiporã ainda não começou

Da Redação

·
Com o solo e clima seco, o plantio do trigo nos 15 municípios região da SEAB de Ivaiporã ainda não começou
Icone Camera Foto por TN Online
Com o solo e clima seco, o plantio do trigo nos 15 municípios região da SEAB de Ivaiporã ainda não começou
Escrito por Da Redação
Publicado em 17.04.2021, 08:32:26 Editado em 17.04.2021, 08:32:39
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Com o solo e clima seco, o plantio do trigo nos 15 municípios do Núcleo Regional da Secretária da Agricultura de Ivaiporã ainda não começou. Para esta temporada o Departamento de Economia Rural (Deral) estima redução de área com a cultura do trigo, que perdeu espaço para o milho safrinha.

continua após publicidade

Conforme Sergio Carlos Empinotti, engenheiro agrônomo do Deral, os produtores aguardam o início de um período chuvoso regular para semear trigo. “Apesar de ter chovido bem no início do ano, nós estamos praticamente sem chuvas nas últimas semanas. O tempo está seco, o solo está seco, tem regiões que as minas estão reduzidas com menos água e o pessoal não quer se arriscar”, relata.

Ainda segundo Empinotti, a área plantada com o trigo nesta temporada deve ter redução de aproximadamente quase 12%, baixando para 70 mil hectares, ou seja, nove mil hectares a menos que a safra 2019/2020, quando a cultura foi plantada em 79 mil hectares. Do outro lado, o milho safrinha neste ano foi plantado em 60 mil hectares, na safra do ano anterior teve área de 51 mil ha.

continua após publicidade

“O preço do milho está muito bom, e aliado ao bom preço os produtores estão aproveitando para fazer a rotação de culturas. Na verdade, o pessoal vinha na rotação soja e trigo a muito tempo, já era para o solo ter recebido o plantio do milho. Agora estão unindo o útil ao agradável”, comenta Empinotti.

Na sexta-feira (16), o mercado do trigo em estava cotado na região a R$ 87,00 a sacas de 60 quilos, o milho em R$ 93,40.

Da área plantada com o milho 100% se encontra em fase de desenvolvimento vegetativo. “Tem algumas lavouras mais adiantadas, que estão iniciando a floração em áreas mais quentes, como na região de São João e São Pedro do Ivaí. Mas, é uma área pequena não chega a 5%. No começo de maio as plantas devem igualar e estar todas praticamente florando”, completa Empinotti.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Vale do Ivaí

    Deixe seu comentário sobre: "Produtores de trigo aguardam chuvas para o plantio"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!