Mais lidas

    Vale do Ivaí

    AGRICULTURA

    Produtores de trigo aguardam chuvas para o plantio

    Com o solo e clima seco, o plantio do trigo nos 15 municípios região da SEAB de Ivaiporã ainda não começou
    Foto por TN Online
    Escrito por Da Redação
    Publicado em 17.04.2021, 08:32:26 Editado em 17.04.2021, 08:32:39
    Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

    Com o solo e clima seco, o plantio do trigo nos 15 municípios do Núcleo Regional da Secretária da Agricultura de Ivaiporã ainda não começou. Para esta temporada o Departamento de Economia Rural (Deral) estima redução de área com a cultura do trigo, que perdeu espaço para o milho safrinha.

    Conforme Sergio Carlos Empinotti, engenheiro agrônomo do Deral, os produtores aguardam o início de um período chuvoso regular para semear trigo. “Apesar de ter chovido bem no início do ano, nós estamos praticamente sem chuvas nas últimas semanas. O tempo está seco, o solo está seco, tem regiões que as minas estão reduzidas com menos água e o pessoal não quer se arriscar”, relata.

    Ainda segundo Empinotti, a área plantada com o trigo nesta temporada deve ter redução de aproximadamente quase 12%, baixando para 70 mil hectares, ou seja, nove mil hectares a menos que a safra 2019/2020, quando a cultura foi plantada em 79 mil hectares. Do outro lado, o milho safrinha neste ano foi plantado em 60 mil hectares, na safra do ano anterior teve área de 51 mil ha.

    “O preço do milho está muito bom, e aliado ao bom preço os produtores estão aproveitando para fazer a rotação de culturas. Na verdade, o pessoal vinha na rotação soja e trigo a muito tempo, já era para o solo ter recebido o plantio do milho. Agora estão unindo o útil ao agradável”, comenta Empinotti.

    Na sexta-feira (16), o mercado do trigo em estava cotado na região a R$ 87,00 a sacas de 60 quilos, o milho em R$ 93,40.

    Da área plantada com o milho 100% se encontra em fase de desenvolvimento vegetativo. “Tem algumas lavouras mais adiantadas, que estão iniciando a floração em áreas mais quentes, como na região de São João e São Pedro do Ivaí. Mas, é uma área pequena não chega a 5%. No começo de maio as plantas devem igualar e estar todas praticamente florando”, completa Empinotti. 

    Gostou desta matéria? Compartilhe!

    Mais matérias de Vale do Ivaí

    Deixe seu comentário sobre: "Produtores de trigo aguardam chuvas para o plantio"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.