MAIS LIDAS
VER TODOS

PECUÁRIA LEITEIRA

Produtores de leite de Ivaiporã buscam fortalecimento do setor

O objetivo do encontro que aconteceu na Prefeitura foi discutir os desafios do setor, e principalmente os preços de compra do leite que estão baixos

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 14.08.2023, 12:40:08 Editado em 14.08.2023, 12:40:00
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Os produtores de leite do município de Ivaiporã se reuniram com o prefeito Carlos Gil, secretário municipal de Agricultura, Carlos César Oliveira, presidente da Câmara de Vereadores, Edivaldo Aparecido Montanheri (Sabão), vereador Émerson Bertotti e com a chefe do Núcleo Regional da Secretaria de Estado de Agricultura, Vitória Holzmann. O principal objetivo foi discutir os desafios que o setor enfrenta, especialmente relacionados aos preços de compra do leite, que estão abaixo das recomendações estabelecidas pelo Conseleite-Paraná.

continua após publicidade

Os valores atuais pagos aos produtores (R$2,60) não são suficientes para cobrir os custos de produção, o que coloca em risco a viabilidade econômica desse segmento fundamental. Diante dessa situação, os produtores de leite expressaram a necessidade de apoio por parte da administração liderada por Carlos Gil e Marcelo Reis.

- LEIA MAIS: Jardim Alegre: resfriadores são entregues para produtores de leite

continua após publicidade

Os produtores de leite pediram incentivos para atrair investimentos de laticínios, aproveitando as melhorias em curso nas estradas rurais da região, uma vez que a Prefeitura executa diversos serviços e obras de pavimentação com pedra irregular. O prefeito Carlos Gil disse que existem legislação e terrenos – além de isenção de diversos impostos, à disposição daqueles que queiram se instalar em Ivaiporã.

Durante a reunião, os produtores reconheceram a importância de se unirem como categoria, visando à criação da Associação de Produtores de Leite de Ivaiporã. Além disso, planejam encontros com os compradores de leite para reavaliar o preço do litro, considerando a atual situação do mercado.

O prefeito Carlos Gil enfatizou o papel vital da agricultura no Produto Interno Bruto (PIB) de Ivaiporã e explicou que as leis de oferta e procura não podem ser alteradas unilateralmente – nem pela Prefeitura nem pela Câmara de Vereadores. “É muito importante a união entre os produtores. Por isso, sugiro a criação de uma cooperativa como uma rota promissora”, declarou Carlos Gil manifestando disposição em compartilhar as preocupações do setor com o deputado federal Sérgio Souza.

continua após publicidade

Além disso, Carlos Gil ressaltou que o município está disposto a fornecer suporte técnico, assegurou que existem recursos e capacidade para orientar a formação de uma cooperativa, bem como para viabilizar a aprovação de possíveis legislações com o respaldo da Câmara de Vereadores.

Nesse sentido, a colaboração entre os produtores de leite e a administração municipal surge como uma estratégia promissora para fortalecer a indústria leiteira e enfrentar os desafios presentes no setor.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Vale do Ivaí

    Deixe seu comentário sobre: "Produtores de leite de Ivaiporã buscam fortalecimento do setor"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!