MAIS LIDAS
VER TODOS

IVAIPORÃ

Produção de tomate orgânico é debatida durante Seminário

Durante o evento de avaliação, foram feitos 11 relatos das experiências com plantio de tomate no manejo orgânico

Da Redação

·
Durante o seminário, 11  relatos das experiências com plantio de tomate orgânico foram apresentados
Icone Camera Foto por Assessoria de Imprensa/Prefeitura
Durante o seminário, 11 relatos das experiências com plantio de tomate orgânico foram apresentados
Escrito por Da Redação
Publicado em 17.03.2022, 17:59:02 Editado em 17.03.2022, 17:59:17
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Departamento Municipal de Agricultura e o escritório do IDR-Paraná de Ivaiporã realizaram o Seminário de Avaliação de Tomate Orgânico, no salão nobre da Prefeitura, nesta quarta-feira (16), coordenado pelo engenheiro agrônomo do IDR-Paraná de Ivaiporã, Paulo Lizarelli.

continua após publicidade

Na abertura, compuseram a mesa de honra a diretora do Departamento Municipal de Agricultura, Estela Bagio Zanetti, gerentes regionais do IDR-Paraná, Alini Machado e Ana Moraes, chefe do Núcleo Regional da Seab de Ivaiporã, Vitória Holzmann, representantes dos agricultores e técnicos.

Os membros da mesa de honra enfatizaram a importância da iniciativa para incentivar a conversão de sistemas convencionais para a produção orgânica de tomate e hortaliças em geral na região.

continua após publicidade

“Agradeço aos engenheiros agrônomos Gil Garibe e Paulo Lizarelli pela parceria, parabenizo os produtores de tomate, e destaco o produtor Rony Cobianchi por aceitar o desafio de transformar o cultivo convencional de tomate para orgânico”, disse Estela Bagio Zanetti, dando as boas-vindas aos demais.

No Seminário de Avaliação foram feitos 11 relatos das experiências com plantio de tomate no manejo orgânico, seguindo o protocolo do IDR-Paraná, desde a organização para aquisição de mudas e insumos, preparo dos canteiros, adubação, manejo fitossanitário, até a colheita, comercialização, rentabilidade e a certificação orgânica, realizada pela equipe do Núcleo Vale do Ivaí, que integra o programa Paraná Mais Orgânico.

De Ivaiporã, palestrou o engenheiro agrônomo do Departamento Municipal de Agricultura, Gil Garibe, sobre a unidade orgânica de tomate conduzida pelo agricultor Rony Cobianchi, que participou do Seminário de Avaliação.

continua após publicidade

Estiveram no salão nobre 10 agricultores e 16 técnicos de 8 municípios da região participantes do Curso Prático de Produção de Tomate Orgânico, que foi realizado entre julho de 2021 e janeiro de 2022. Também prestigiou o evento o diretor do Departamento Municipal de Agricultura de Rosário do Ivaí, Paulo Breniack.

O Curso Prático de Produção de Tomate Orgânico foi orientado pelos engenheiros agrônomos do IDR-Paraná de Lidianópolis (Rogério Maia), Faxinal (Luiz Castro) e Ivaiporã (Paulo Lizarelli). Devido às restrições sanitárias da pandemia a capacitação contou com 10 web conferências, 14 visitas técnicas de especialistas às famílias de agricultores e 2 dias de campo.

No final, houve debate e proposições para a continuidade de iniciativas como a deste curso e fortalecimento da agricultura orgânica na região.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Vale do Ivaí

    Deixe seu comentário sobre: "Produção de tomate orgânico é debatida durante Seminário"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!