O Papa Francisco nomeou, nesta segunda-feira (06), uma mulher para liderar um dos mais importantes escritórios do Vaticano. A freira italiana Simona Brambilla, de 59 anos, liderará o Dicastério do Vaticano para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, que supervisiona as ordens religiosas católicas do mundo.
📰 LEIA MAIS: Diocese de Apucarana anuncia 6ª Romaria de Nossa Senhora de Lourdes
A decisão do pontífice coloca a irmã no escritório que era liderado desde 2011 pelo cardeal João Braz de Aviz, que possui trajetória no Vale do Ivaí. Nascido em Mafra (SC) no ano de 1947, o religioso é um dos oito filhos do casal João Avelino de Aviz e Juliana Hacke de Aviz, ambos falecidos. Ainda na infância, a família veio para Borrazópolis, território da Diocese de Apucarana (PR).
Em um contexto social e cultural bastante simples na cidade paranaense, João de Aviz se decidiu pela vocação ao sacerdócio. Prestes a completar 11 anos, em abril de 1958, ele foi encaminhado ao Seminário Menor São Pio X, em Assis (SP), onde estudavam na época os seminaristas menores da Diocese de Londrina. Em março de 1964, com a criação da Diocese de Apucarana, Aviz foi transferido para a Paróquia Imaculada Conceição de Borrazópolis.
Seus estudos de Filosofia foram feitos no Seminário Maior Provincial Rainha dos Apóstolos, em Curitiba (PR). Ele foi transferido, a seguir, para Roma, onde obteve, na Pontifícia Universidade Gregoriana, a licenciatura em Teologia. João Aviz foi ordenado presbítero na Catedral de Apucarana, no dia 26 de novembro de 1972. Veja o que aconteceu nos anos seguintes:
- Eleito bispo auxiliar de Vitória, recebeu no dia 31 de maio de 1994, em Apucarana, a ordenação episcopal.
- No dia 28 de janeiro de 2004, foi nomeado pelo Papa João Paulo II para Arcebispo Metropolitano de Brasília, onde tomou posse dia 27 de março do mesmo ano.
- Aos 4 de janeiro de 2011, foi nomeado pelo Papa Bento XVI como prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, no Vaticano; ele foi o quarto brasileiro a ocupar o cargo.
- Em 6 de janeiro de 2012, o Papa Bento XVI anunciou a sua criação a Cardeal e em 18 de fevereiro do mesmo ano recebeu o barrete cardinalício, na Basílica de São Pedro, pelas mãos do Papa.
Figura recorrente pelas ruas de Apucarana (PR), em 2022, o cardeal visitou a Catedral Basílica Menor Nossa Senhora de Lourdes para comemorar seu jubileu de ouro sacerdotal. A celebração foi realizada no mesmo dia e horário em que, há 50 anos, dom João foi ordenado sacerdote pelas mãos do primeiro bispo da diocese, dom Romeu Alberti.
📲 Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp ou convide alguém a fazer parte dos nossos grupos
Na data, o cardeal se mostrou grato por retornar à Diocese de Apucarana. "É uma alegria imensa estar aqui. Estar no lugar em que construí o sentido da minha vida, seguindo o apelo de Deus, e também encontrando pessoas que amei muito e pelas quais fui muito amado. No fundo, a fidelidade da gente depende muito desse clima que nos ajuda a caminhar", disse dom João.
Deixe seu comentário sobre: "Primeira mulher substitui cardeal com trajetória no Vale do Ivaí"