Produtores do Vale do estão em alerta por conta da previsão de temperaturas extremamente baixas para os próximos dias. Boletim do Instituto Nacional de Meteorologia(Inmet) informa que a forte onda de ar frio se intensifica ainda mais sobre todas as regiões do estado do Paraná principalmente entre a noite desta terça-feira (29) e a madrugada de quarta-feira (30). O frio será rigoroso em todas as áreas e há previsão de geadas também para toda a região.
Conforme o engenheiro agrônomo de Deral, Sergio Carlos Empinotti, de maneira geral, os riscos na área do Núcleo Regional da Seab de Ivaiporã são maiores para os plantios de hortaliças e pastagens.
“Inclusive, o tomate que tem uma área bem expressiva, e poderemos ter prejuízos em função do percentual de plantas que estão em fase de desenvolvimento e frutificação. Com relação aos pastos, apesar do solo estar úmido e a umidade proteger um pouco, as pastagens poderão afetadas de forma geral”.
No caso do trigo, não a previsão de perda, já que na região devido ao atraso do plantio está em fase de desenvolvimento vegetativo e a geada neste momento não deve acarretar maiores problemas.
Mas existem algumas culturas em particular como café que podem ter prejuízos. “Algumas lavouras foram esqueletadas e estão em brotação, e algumas lavouras novas implantadas a pouco tempo, principalmente, na região de Jacutinga e Grandes Rios poderão ser afetadas. A safra atual está praticamente toda madura, em fase de colheita não terá problema”.
Também é o caso de parte do milho safrinha que se encontra em fase de frutificação e preenchimento de grãos. “Cerca de 10% a 15% da área plantada na regional, estão nessa fase e caso aconteça a geada pode não terminar a granação, dando prejuízo ao produtor”, disse Empinotti.
Assista:
tnonline
Deixe seu comentário sobre: "Previsão de geada deixa produtores em alerta no Vale do Ivaí"