MAIS LIDAS
VER TODOS

Marilândia do Sul

Presidente da Câmara veta camisa "Vote Nelas" e compara a "Hitler"

Vereador disse que seguiu o regimento e que, da mesma forma, não aceitaria que um colega usasse uma camisa com frase "Eu apoio Hitler"

Da Redação

·
Vereadora usou camisa do movimento 'Vote Nelas' durante sessão na Câmara de Vereadores
Icone Camera Foto por Reprodução
Vereadora usou camisa do movimento 'Vote Nelas' durante sessão na Câmara de Vereadores
Escrito por Da Redação
Publicado em 29.02.2024, 11:05:48 Editado em 29.02.2024, 13:57:03
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Uma camisa do movimento político ‘Vote Nelas’, usada pela vereadora Cradenil Shibao (PTB) durante sessão na Câmara Municipal de Marilândia do Sul. no último dia 19, foi motivo de um desentendimento entre ela e o presidente da Casa, vereador Jean Bueno (PSD), que teria afirmado que a vereadora não poderia usar a camisa durante as sessões. Ele chegou a comparar o caso a um vereador que usasse uma camisa com a frase "Eu Apoio Hitler". Veja no vídeo abaixo

continua após publicidade

LEIA MAIS - Vizinhos se desentendem por causa de som alto e PM é acionada

Cradenil viu o ato como censura por parte de Jean e denunciou o caso nas redes sociais, afirmando que "pode usar a camisa onde ela quiser". O movimento ‘Vote Nelas’ também se posicionou sobre o ocorrido, tratando o acontecimento como “represália à ocupação de espaços de poder, os locais onde a cultura masculina impera há séculos”.

continua após publicidade

Por outro lado, o vereador Jean defende que apenas seguiu uma recomendação da controladoria interna da Câmara de Marilândia do Sul, afirmando que seria proibido pelos vereadores o “uso de faixas, camisetas, qualquer coisa que seja relacionado a política, para que a gente não faça uma promoção pessoal”. Tal recomendação estaria relacionada com as eleições municipais.

Entenda o caso

Segundo a vereadora Cradenil, ela vestia a camiseta do movimento ‘Vote Nelas’, enquanto conversava com um assessor na Câmara de Vereadores de Marilândia do Sul, no último dia 19. Em determinado momento, o vereador Jean chegou no local e teria solicitado para ela não comparecer mais na Câmara usando aquela camiseta e, muito menos, nas sessões, pois dessa forma irIa favorecer o “voto nas mulheres”.

continua após publicidade

Mais tarde, durante a sessão, a vereadora, que continuava com a camisa, foi repreendida novamente por Jean, que ameaçou não permitir que a sessão fosse transmitida ao vivo nas redes sociais, caso ela insistisse na questão.

No entanto, a sessão ocorreu normalmente e, durante o discurso, Jean comentou sobre o tema. “Então eu peço para os vereadores que não venham de boné, com nomes de candidatos, nomes de movimentos, camisetas, faixas, enfim, qualquer outra coisa do gênero”, afirmou ele no final dos trabalhos.

Já na sessão da Câmara Municipal nesta segunda-feira (26), enquanto a vereadora Cradenil não estava presente por estar de atestado médico por estar com dengue, o vereador Jean retomou o assunto. “Enquanto eu for presidente e eu tiver o dever de disciplinar as sessões, assim eu vou fazer. Então não vai vir vestido da maneira que quer. Nem o juiz, nem o prefeito, nem ninguém”. Ele chegou a dar um exemplo: “Vamos imaginar que o [vereador Jucelino Geraldo] Vilaça venha com uma camiseta: ‘Eu apoio Hitler’, ‘Eu apoio as atitudes do Hitler’. Jamais na minha vida eu vou deixar isso acontecer”, afirmou.

continua após publicidade

Em conversa com o TNOnline, a vereadora Cradenil reafirmou que acredita que ato do vereador Jean se enquadra como censura. “Literalmente o que eu vejo foi uma censura. E isso por favorecer a política feminina, eu creio. Essa camiseta eu posso usar em qualquer lugar. Eu não estou especificando, eu não estou pedindo voto para ninguém. Nós estamos numa luta para que nós tenhamos mais mulheres na política. Porque, quando a gente entra na política, é simplesmente para cumprir cota. Chega disso”, disse ela.

Veja a publicação do movimento 'Vote Nelas' nas redes sociais:

continua após publicidade

Procurado, o vereador Jean rebateu a fala de Cradenil, afirmando que ela desacatou uma ordem do presidente e que a atitude seria antirregimental. “Como presidente, uma das atribuições é disciplinar os trabalhos, o papel do vereador é principalmente legislar e fiscalizar, então como presido a câmara, não permito que usem faixas, camisetas bonés com apoio a movimentos, ou partidários os ou pessoais, eu adverti os vereadores (todos) com esse entendimento e posicionamento”, afirmou.

Veja o momento que o vereador, Jean Bueno, falou sobre o caso na segunda-feira (26):

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Vale do Ivaí

    Deixe seu comentário sobre: "Presidente da Câmara veta camisa "Vote Nelas" e compara a "Hitler""

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!