MAIS LIDAS
VER TODOS

POLÊMICA

Presidente da Amuvi contesta Acia sobre mudança de sede de Apucarana

Wanderlei Faganello argumentou que Apucarana é polo regional, mas Carlos Gil afirma que Ivaiporã também é centro administrativo

Da Redação

·
Carlos Gil, presidente da Amuvi, defende mudança de sede para Borrazópolis
Icone Camera Foto por Tribuna do Norte
Carlos Gil, presidente da Amuvi, defende mudança de sede para Borrazópolis
Escrito por Da Redação
Publicado em 10.11.2022, 17:17:53 Editado em 10.11.2022, 17:49:46
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O presidente da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), prefeito de Ivaiporã, Luiz Carlos Gil (PSD), reagiu nesta quinta-feira (10) às declarações do presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (Acia), Wanderlei Faganello, que se mostra contrário à proposta de mudança da Amuvi, que tem sede em Apucarana, para um terreno de 8 mil m² na Fazenda Ilha, em Borrazópolis, pertencente ao presidente da associação municipalista.

continua após publicidade

O terreno seria doado por Carlos Gil para a construção, que está orçada em aproximadamente R$1,5 milhão. O presidente da Amuvi reafirmou que a sede em Apucarana não comporta as reuniões e trabalhos desenvolvidos pelos prefeitos dos 26 municípios que compõem a entidade. A assembleia marcada para esta quinta-feira (10) para discutir a mudança de sede foi suspensa após liminar na Justiça obtida pelo município de Apucarana e será remarcada.

Wanderlei Faganello alega que Apucarana é a cidade polo do Vale do Ivaí, que concentra órgãos do Governo do Estado e da União. “Mas a Amuvi tem dois polos administrativos: Apucarana e Ivaiporã. Metade dos municípios da Amuvi utiliza o polo administrativo de Ivaiporã e a outra metade usa o polo administrativo de Apucarana. Ambos os municípios são polos nas áreas da agricultura, comércio, educação, serviços e da saúde, por exemplo”.

continua após publicidade

Segundo Wanderlei Faganello a população do Vale do Ivaí utiliza o Cisvir (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ivaí e Região), Hospital da Providência, Núcleo Regional da Educação, Sindicatos Patronais e de Operários – entre outros serviços.

“Em Ivaiporã, a população do Vale do Ivaí utiliza o Consórcio Intermunicipal de Saúde da 22ª Regional de Saúde, Hospital Regional, Instituto de Saúde Bom Jesus, Instituto Lucena Sanchez [Hospital Maternidade], clínicas médicas, Núcleo Regional de Educação, Sindicato dos Empregados no Comércio de Ivaiporã e Região, Sindicato do Comércio Varejista de Ivaiporã e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ivaiporã, que também atende outros municípios. Sem mencionar a variedade de escritórios regionais. Portanto, os argumentos do presidente da Acia não são válidos e acredito que faltou conhecimento em relação à parte administrativa do Estado”, pontuou Carlos Gil.

A intenção é vender a sede em Apucarana por cerca de R$700 mil e o restante do valor necessário para construir a sede em Borrazópolis será dividido pelos municípios. Outro fator citado pelo presidente da Amuvi é que a construção da sede em Borrazópolis diminuiria a distância para a maioria dos municípios: 95 km para 54 km.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Vale do Ivaí

    Deixe seu comentário sobre: "Presidente da Amuvi contesta Acia sobre mudança de sede de Apucarana"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!