Mais lidas

    Vale do Ivaí

    FORA DO AR

    Prefeitura de Rio Bom suspende atendimento após ataque hacker

    Invasor criptografou pastas da administração, mas município conseguiu recuperar sistema

    Prefeitura de Rio Bom suspende atendimento após ataque hacker
    Foto por Da Redação
    Escrito por Da Redação
    Publicado em 13.04.2022, 17:33:20 Editado em 13.04.2022, 17:35:56
    GoogleNews

    Siga o TNOnline
    no Google News

    Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

    A Prefeitura de Rio Bom precisou suspender o atendimento ao público nesta quarta-feira (13) após um ataque hacker. O setor de tecnologia da informação do município trabalhou durante todo o dia para solucionar o problema e o funcionamento da administração deve ser retomado normalmente nesta quinta-feira (14).

    O hacker conseguiu invadir um dos computadores da rede da Prefeitura e criptografar pastas utilizadas na maioria dos setores administrativos. O servidor principal foi afetado e, com isso, inúmeros serviços foram prejudicados, desde o Portal da Transparência, pagamentos, emissão de notas fiscais, empenhos, entre outros.

    Como é praxe nesse tipo de situação, o invasor enviou uma mensagem pedindo 980 dólares para restabelecer o sistema. O valor não foi pago pela administração.

    Segundo o prefeito Moisés Andrade (PSD), o setor de tecnologia da informação mantinha um backup (cópia de segurança) do provedor principal, o que facilitou o restabelecimento dos serviços. “Foi um susto bem grande, porque prejudicou todos os serviços de uma hora para outra”, explica o prefeito.

    Nesta quinta-feira (14), o atendimento será normal na Prefeitura de Rio Bom, das 8h30 às 11h30 e das 13h às 17h. 

    Gostou desta matéria? Compartilhe!

    Mais matérias de Vale do Ivaí

    Deixe seu comentário sobre: "Prefeitura de Rio Bom suspende atendimento após ataque hacker"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.