Vale do Ivaí

Prefeito de Kaloré faz apelo para tentar controlar surto de covid

Número de casos mais que triplicou em menos de duas semanas

Da Redação ·

Após os casos de coronavírus mais que triplicarem em menos de duas semanas, o prefeito de Kaloré, Washington Luiz da Silva, acompanhado da equipe de Saúde, fez um apelo nesta segunda-feira (9) em vídeo divulgado nas redes sociais da Prefeitura. "Nós só vamos estancar esse surto com apoio da população que precisa obedecer o distanciamento e seguir o que a saúde determina", afirmou.

continua após publicidade

Nesta segunda-feira (9), o boletim da covid do município - ainda sem a atualização do dia  - apontava para o registro de 156 casos positivos de coronavírus.  Em 27 de outubro, o município tinha 42 casos e estava há 45 dias sem nenhum novo registro.

Segundo o secretário de Saúde de Kaloré, Ronaldo Romeiro, atual surto de covid teve como ponto de origem uma cooperativa de crédito. "Os sete funcionários da empresa testaram positivo e boa parte das pessoas que testaram positivo depois, incluindo alguns funcionários da saúde, tiveram contato com eles", comenta. A agência e a UBS de Kaloré foram fechadas temporariamente. O atendimento na UBS - que teve 7 funcionários contaminados - retornou nesta segunda-feira.

continua após publicidade

O secretário destaca que os casos devem continuar subindo. "Hoje nós fizemos mais 50 coletas", comenta. Segundo ele, apesar da quantidade de casos, nenhum paciente do município está internado. "Tivemos uma grande quantidade de casos assintomáticos ou com sintomas muito leves, como uma coriza, uma dor de garganta", comenta.

 Ele destaca que talvez a falta de casos mais graves tenha prejudicado a percepção da população a respeito do risco. "As pessoas não estão levando a sério. Tem inclusive moradores se recusando a fazer o teste para não ficar na quarentena. Kaloré, ao contrário de outras cidades, está testando todo mundo. Temos colocado pessoal, distribuímos milhares de máscaras, mas a população precisa participar", comenta.

Veja o vídeo

Prefeito de Kaloré faz apelo para tentar controlar surto de covid - Vídeo por: Reprodução