O prefeito de Ivaiporã Luiz Carlos Gil durante coletiva de imprensa, na sexta-feira (22), detalhou ações realizadas e planejadas pela administração municipal para prevenir a dengue no município. Até o momento, o Paraná 34.589 notificações da doença, com 3.981 diagnósticos positivos, sendo que 250 cidades já apresentam registros da doença, reforçando a gravidade da situação. A reunião ocorreu no salão nobre da Prefeitura.
Ivaiporã com 96 casos suspeitos e nenhum confirmado até agora (descartados 84 e 12 aguardam resultados), Carlos Gil ressaltou que é essencial a colaboração da população para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e Chikungunya, mantendo os quintais limpos e eliminando criadouros, especialmente considerando o avanço da doença em outros municípios da região. O ano epidemiológico 2023/24 Ivaiporã registrou epidemia com 2.742 casos confirmados, reforçando a urgência de evitar novos surtos.
- LEIA MAIS: Homem ameaça ex-namorada e amigo com faca em Ivaiporã
Para conter o avanço a Prefeitura de Ivaiporã mobilizou equipes de diferentes departamentos – Obras, Viação e Meio Ambiente – com apoio de 10 máquinas, 12 caminhões e mais de 40 trabalhadores. A ação, iniciada em 23 de outubro, resultou até agora na remoção de 727 caminhões de resíduos, além de 12 caminhões de pneus e produtos eletrônicos descartados aleatoriamente.
Agentes de saúde e equipes de endemias, somando 60 profissionais, também visitaram residências e orientaram moradores. Além disso, campanhas em rádios e carros de som incentivaram a limpeza de quintais. “Esse material acumulado, era um criadouro certo para o mosquito”, explicou o prefeito.
📲 Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp ou convide alguém a fazer parte dos nossos grupos
Outra frente de atuação envolve terrenos baldios. Até o momento, 470 proprietários foram notificados, sendo que 58 já atenderam aos critérios. Para os casos de descumprimento, a prefeitura aplicará multas que podem ultrapassar R$ 2 mil, além de executar a limpeza dos terrenos.
O prefeito também destacou a conscientização como ferramenta central na luta contra a dengue. Alunos de escolas municipais e particulares participaram do programa “Superagente Mirim”, que estimula crianças a ajudar na limpeza de suas casas e quintais.
Ele lembrou as dificuldades enfrentadas pela população na última epidemia, quando o sistema de saúde ficou sobrecarregado e as empresas enfrentaram desfalques em seus quadros de funcionários. “Estamos agindo preventivamente. Trabalhamos com planejamento e o apoio de todos os setores da prefeitura”, garantiu.
O prefeito também reforçou o pedido de colaboração dos moradores. “Fizemos nossa parte e continuamos atentos, mas dependemos do compromisso de cada um para evitar novos casos da doença”, disse.
A coordenadora geral da Saúde, Janaína Barbosa, que também participou da reunião, destacou a importância da prevenção na luta contra a dengue, enfatizando que o trabalho deve ser contínuo e coletivo. Segundo ela, o plano de ação do município é baseado em quatro eixos: prevenção, controle do mosquito, eliminação de criadouros e organização do serviço. A iniciativa inclui o envolvimento de crianças como agentes de transformação, ações educativas em escolas e visitas domiciliares com vistorias.
Além disso, a coordenadora atualizou medidas para organizar os serviços de saúde, como o monitoramento de leitos, treinamento das equipes e estoque antecipado de medicamentos. Também foram instaladas ovitrampas em pontos estratégicos para monitorar a presença do mosquito.
Deixe seu comentário sobre: "Prefeito Carlos Gil detalha ações de combate à dengue em Ivaiporã"