MAIS LIDAS
VER TODOS

INCLUSÃO

PM que ajudou pessoa surda em Faxinal fala sobre importância da Libras

Gabriel Tedeschi chamou a atenção ao se comunicar com um deficiente auditivo por meio da Língua Brasileira de Sinais

Da Redação

·
Policial Militar (PM) Gabriel Tedeschi
Icone Camera Foto por reprodução
Policial Militar (PM) Gabriel Tedeschi
Escrito por Da Redação
Publicado em 18.03.2024, 16:34:14 Editado em 18.03.2024, 18:41:50
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Policial Militar (PM) Gabriel Tedeschi, 26 anos, deu um grande exemplo de comunicação inclusiva ao conversar em Libras com um deficiente auditivo durante uma ocorrência em Faxinal, no norte do Paraná. O conhecimento dele acerca da Língua Brasileira de Sinais chamou a atenção pois demonstra a importância do preparo de profissionais para proporcionar mais acessibilidade e inclusão social à população que necessita. Assista o vídeo no fim do texto:

continua após publicidade

Natural de Londrina, Tedeschi nasceu inserido no contexto de Libras, pois sua irmã mais velha, Vanessa, de 34 anos, é deficiente auditiva, o que criou um forte vínculo entre sua família e a comunidade surda. “Desde quando nasci fui inserido e abraçado pela comunidade surda”, afirma.

- LEIA MAIS: PM acalma pessoa com deficiência auditiva após se comunicar em libras

continua após publicidade

A situação em Faxinal foi a primeira ocorrência atendida por ele envolvendo um deficiente auditivo. “Espero ter a oportunidade de participar de outras e oferecer essa acessibilidade a quem necessita”, afirma.

 Gabriel e a irmã Vanessa
Foto por Arquivo pessoal
Gabriel e a irmã Vanessa

Apesar de a Língua Brasileira de Sinais ser reconhecida por lei 2002, ela ainda não está presente em todos os ambientes e a maior parte da população não sabe se comunicar usando o idioma. “Por diversas vezes minha irmã precisou da minha presença em locais onde ia resolver coisas do dia a dia e tinha dificuldade de se comunicar”, exemplifica.

continua após publicidade

Por ser a 2ª língua oficial do país, o policial acredita que Libras deveria ser disciplina obrigatória no currículo escolar em todo o país. Na região, alguns municípios já ofertam o ensino de Libras na rede municipal como Apucarana e Arapongas. A Polícia Militar do Paraná também incorporou o ensino de libras no Curso de Formação de Praças, o que possibilita conhecimento básico para atendimento das ocorrências. Na opinião de Tedeschi, a população em geral, independente de profissão, devem aprender a se comunicar em Libras para que o idioma esteja em todos os lugares.

“Com toda certeza, nossa instituição tem total conhecimento de que Libras é muito importante em nossa profissão, pois atendemos a população em geral. Foi um curso básico onde nos orientou como nos comunicar em uma abordagem. Aconselho a todos a buscarem um curso de fluência na língua, pois quanto mais preparados estivermos, mais bem vistos pela população seremos como profissionais que somos”, destaca.

Assista o vídeo:

continua após publicidade

O Policial Militar (PM) Gabriel Tedeschi, 26 anos, deu um grande exemplo de inclusão social ao se comunicar em Libras com um deficiente auditivo durante uma ocorrência em Faxinal, no norte do Paraná. O conhecimento dele acerca da Língua Brasileira de Sinais chamou a atenção pois demonstra a importância do preparo de profissionais para proporcionar uma comunicação mais inclusiva durante os atendimentos. tnonline

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Vale do Ivaí

    Deixe seu comentário sobre: "PM que ajudou pessoa surda em Faxinal fala sobre importância da Libras"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!