MAIS LIDAS
VER TODOS

AGRICULTURA

Plantio de milho atinge 50% da área na região de Ivaiporã

Nesta temporada, o milho safrinha deve ser plantado em área de 91 mil hectares

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 14.03.2022, 14:22:06 Editado em 14.03.2022, 14:22:19
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

No final da semana passada, o plantio de milho segunda safra (milho safrinha) nos 15 municípios da área do Núcleo Regional de Ivaiporã da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab) atingiu 50% da área estimada para a cultura.

continua após publicidade

Nesta temporada, conforme estimativa do Departamento de Economia Rural (Deral), o milho safrinha deve ser plantado em área de 91 mil hectares, 4% frente à temporada anterior, de 89 mil hectares.

Segundo o engenheiro agrônomo do Deral, Sergio Carlos Empinotti, o aumento de área do milho safrinha se deve a aproveitamento de área de café e de pasto, devido as geadas do ano passado.

continua após publicidade

Com melhores preços em relação a safras anteriores, os produtores estão animados. Nesta sexta-feira o grão estava cotado em R$ 97,00 a saca de 60 quilos. No ano passado, nesta mesma época o milho safrinha estava cotado em R$ 73,00.

Empinotti comenta que o rendimento médio para a safrinha de milho, dependerá do volume de chuvas a ser registrado. A média histórica da regional para o grão é de 242 sacas por alqueire.

“Em condições climáticas normais daqui para frente, quem plantou neste período até agora, deve colher acima de 240 sacas por alqueire. Quanto mais cedo o produtor planta a segunda safra, mais chances de pluviometria ele vai ter e menos risco de geada. Consequentemente maior produção e mais renda”, comentou Empinotti.

No momento, as lavouras se encontram em boas condições, 90% da área plantada está em fase de germinação e 10% em crescimento vegetativo.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Vale do Ivaí

    Deixe seu comentário sobre: "Plantio de milho atinge 50% da área na região de Ivaiporã"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!