Mais lidas

    Vale do Ivaí

    IVAIPORÃ

    Pesquisadores fazem levantamento na Estação Ecológica Faian

    O objetivo mapear a flora da área de preservação para execução do plano de manejo

    Objetivo mapear a flora da área de preservação para execução do plano de manejo.
    Foto por Assessoria PMI
    Objetivo mapear a flora da área de preservação para execução do plano de manejo.
    Escrito por Da Redação
    Publicado em 11.05.2021, 06:30:09 Editado em 11.05.2021, 06:31:12
    Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

    Pesquisadores da Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR), campus de Campo Mourão, estão fazendo um levantamento na Estação Ecológica Faian, em Ivaiporã. O objetivo mapear a flora da área de preservação para execução do plano de manejo.

    O grupo de pesquisadores foi recebido pela diretora do Departamento Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura de Ivaiporã,  Denise Kusminski. “Realizamos um inventário no inverno e, como estamos no outono, é necessário fazer outra avaliação, que será encaminhada ao IAT [Instituto Água e Terra]”, informou. O inventário é um estudo técnico que visa identificar as espécies da flora que ocorrem em determinada área e avaliar o estado de conservação da vegetação.

    O município inicia a execução do plano de manejo da Estação Ecológica Faian com o objetivo de avançar nos estudos da área e contribuir com a tábua de avaliação da receita de ICMS Ecológico. Em 2020, o município recebia R$425 mil em ICMS Ecológico. Em 2021, a receita passou para R$713 mil. 

    Marcelo Caxambu, que é doutor em Ciências Biológicas, coordenou o levantamento da flora na Estação Ecológica Faian, identificando várias espécies, como, por exemplo, rabo-de-bugio, que é ameaçada de extinção, ora-pro-nóbis (Pereskia aculeata) e angico-vermelho. 

    “A área da Estação Ecológica Faian é significativa. Além disso, é relevante porque a categoria de Estação Ecológica é mais restritiva. Trata-se da primeira unidade de conservação criada pelo município de Ivaiporã e esperamos que, com o passar do tempo, a floresta seja estabilizada com espécies vegetais e animais mais frequentes”, analisou Marcelo Caxambu. 

    A Estação Ecológica foi criada numa extensão de 73,5 hectares, em 2016, durante a gestão Carlos Gil e Adail Rother Júnior. 

    Gostou desta matéria? Compartilhe!

    Mais matérias de Vale do Ivaí

    Deixe seu comentário sobre: "Pesquisadores fazem levantamento na Estação Ecológica Faian"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.