Neste mês de setembro, a Paróquia Nossa Senhora das Dores, de Marilândia do Sul, no norte do Paraná, realizará uma grande festa em comemoração aos seus 84 anos. A programação religiosa começa nesta quinta-feira (1º) e segue com missas e celebrações todos os dias até 15 de setembro.
No dia 17 (sábado) será abertura da festa com barracas gastronômicas (churrasco e porções) e show às 20h30. No dia 18 de setembro (domingo), acontece tradicional almoço com churrasco no espeto de bambu, frango e leitoa assada. Logo após o almoço, show ao vivo.
PARÓQUIA MAIS ANTIGA DA DIOCESE
Mais de oito décadas de história marcam a trajetória da Paróquia Nossa Senhora das Dores. Neto de um dos fundadores da igreja, Carlos Borges, que também integra a comissão de administração, conta que a criação da paróquia está diretamente ligada ao surgimento do município.
De acordo com ele, antigamente Marilândia era conhecido como Araruva, povoado que surgiu em meados de 1928, com a chegada do agricultor Santiago Lopes José que se estabeleceu na localidade hoje conhecida como Lajeado. Logo depois chegou João Cunha (avô de Carlos) juntamente com sua família que construíram suas casas a beira do Ribeirão Bonito.
Com a ascensão do povoado, em 1931, o agricultor Santiago - discípulo fervoroso de Nossa Senhora - teve a ideia de batizar a localidade como 'Terra de Maria'. Por sugestão de um agrimensor que foi ao local medir as terras, a localidade passou a ser conhecida como Marilândia, tendo como referência ‘land of mary’ que em inglês significa terra de Maria.
A primeira igreja matriz de Marilândia do Sul, datada por volta1933, foi construída pelos irmãos Cunha que fizeram a estrutura com madeira lascada, em cima de 10 tocos de árvores. O imóvel serviu como centro das atividades religiosas até 1952, quando foram transferidas para a igreja nova. A antiga foi demolida.
O avô e os tios-avôs de Carlos também foram responsáveis por trazer a primeira imagem da padroeira para a igreja. A mãe dele, Rosinha Borges, 79 anos, nascida em Marilândia do Sul (antiga Araruva) relata que o pai, o agricultor João Cunha, foi designado juntamente com seus irmãos a buscar a imagem de uma santa em Ponta Grossa. De acordo com Rosinha, a comitiva seguiu a cavalo a pedido do padre Lourenço Neumer em 1938. A chegada da santa em 15 de setembro, coincidiu com o dia de Nossa Senhora das Dores.
A santa que eles ganharam foi Nossa Senhora das Dores, por isso a paróquia recebeu esse nome. Antigamente era tudo mais difícil, hoje é mais fácil comprar”
- Rosinha Borges,
Outro detalhe da história da paróquia causa certa curiosidade. Parte da atual igreja matriz está situada em cima do terreno do antigo cemitério da cidade. “Com certeza isso causou estranheza, um local que era um cemitério construir uma igreja”, comenta Carlos.
Antes de pertencer a Diocese de Apucarana, a Paróquia Nossa Senhora das Dores integrou as dioceses de Jacarezinho e Londrina.
CONSTRUÇÃO
Com a criação da paróquia, em 6 de agosto de 1938, os pioneiros decidiram construir uma igreja maior, em local mais alto, para que todos que chegassem pudessem vê-la de longe. Em 1939, um morador doou 10 alqueires de terra para viabilizar a construção feita em várias etapas, sendo concluída em 1960.
No total, 20 padres estiveram à frente da paróquia, atualmente comandada pelo pároco Silvestre Wolff.
Deixe seu comentário sobre: "Paróquia de Marilândia do Sul completa 84 anos; conheça história"