Vale do Ivaí

Novo Itacolomi se destaca no ranking do Ideb de escolas estaduais

Município ficou entre as 10 melhores colocações no ensino médio e nos anos finais do fundamental

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Novo Itacolomi se destaca no ranking do Ideb de escolas estaduais
Novo Itacolomi se destaca no ranking do Ideb de escolas estaduais

O município de Novo Itacolomi se destacou no ranking estadual do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e ficou entre as 10 melhores colocações do Paraná no ensino médio e também nos anos finais do ensino fundamental.

continua após publicidade

No ensino médio, o município alcançou nota 5,3. Apenas os municípios de Maripá (5,8), Mercedes (5,7), Bom Sucesso do Sul (5,4), Serranópolis do Iguaçu (5,4) e Virmond (5,4) receberam notas maiores no Paraná.

Nos anos finais do ensino fundamental, período do sexto ao nono ano, Novo Itacolomi obteve nota 6,1 no Ideb, ficando atrás apenas dos municípios de Maripá (6,3),  São José da Boa Vista  (6,3) e Virmond (6,3) e com nota igual a Iguatu e Verê.

continua após publicidade

Segundo o diretor do Colégio São Tomé, Claudemir Francisco Rodrigues, o Miro, a escola evolui mais do que planejado nas notas. "Viemos do último Ideb com uma nota de 5,4 no fundamental e 4,4 no ensino médio", comenta, destacando que houve um esforço coletivo com foco no Ideb. "É um trabalho de muitas mãos: da equipe, dos alunos e com apoio do NRE", comenta. O diretor afirma ainda que a escola implantou um sistema de incentivo à resolução de tarefas de casa. "Nós temos um 'dinheiro' próprio na escola. Cada aluno que completa tarefas e tira nota máxima recebe essas moedas que são trocadas em brindes que nossa comunidade oferece para escola", destaca.

No primeiro ciclo do ensino fundamental, o município também alcançou um bom desempenho com nota 7,4. "Ficamos em terceiro lugar no NRE em uma evolução importante", destaca a secretária de educação de Novo Itacolomi, Edimara Franco. 

As notas do Ideb foram divulgadas nesta terça-feira (15) e medem a qualidade do ensino em todo País. O Ideb é realizado a cada dois anos e na edição atual, que mostra resultados da avaliação feita em 2019, o Paraná conseguiu um fato histórico: obteve o maior crescimento de nota no ensino médio. Estado subiu 0,7, saindo de 3,7 para 4,4 pontos. É a maior evolução desde 2005.