MAIS LIDAS
VER TODOS

SAÚDE ANIMAL

Novo Itacolomi encerra mais uma etapa do Programa Castra Pet

Última etapa do programa esterilizou 102 animais, entre cães e gatos

Da Redação

·
Programa Castra Pet divulga balanço
Icone Camera Foto por Divulgação
Programa Castra Pet divulga balanço
Escrito por Da Redação
Publicado em 20.09.2023, 15:46:55 Editado em 20.09.2023, 15:46:50
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Prefeitura de Novo Itacolomi encerrou mais uma etapa do Programa Castra Pet 2023. Segundo balanço divulgado pela administração, foram esterilizados 102 animais no total, entre felinos e cães. O mutirão é feito com recursos próprios do município com vistas ao controle populacional das espécies.

continua após publicidade

LEIA MAIS: Mutirão de exames reduzem fila de espera em Jardim Alegre

No final de 2022, foram realizadas 400 castrações de cadelas, com recursos próprios do Município. Segundo o prefeito Moacir Andreolla, o programa está no contexto da Saúde Única, que relaciona a saúde ambiental, animal e humana. "A| população teve a conscientização sobre a importância da castração na saúde dos animais, na prevenção de abandono (evitando ninhadas indesejáveis) e quanto à importância da vacinação, vermifugação e visitas periódicas ao veterinário", comenta.

continua após publicidade

Até agora, foram castrados no município 36 cachorros e 468 cadelas evitando uma reprodução de mais ou menos de 4.680 animais, pois uma cadela cria duas vezes ao ano. Foram castrados também 18 gatos e 80 gatas evitando uma reprodução de 1.600 felinos, uma vez que uma gata chega a criar de 3 a 4 vezes ao ano.

Além disso, o procedimento ainda previne doenças, trazendo inúmeros benefícios. “A castração prematura diminui consideravelmente o risco de a gata e cadela desenvolverem tumores de mama, previne doenças sexualmente transmissíveis e doenças reprodutivas, como cistos ovarianos (em fêmeas), hiperplasia prostática (aumento da próstata em machos), além de excluir completamente a possibilidade de piometra (infecção no útero)”, comenta a médica veterinária Jussana Delgado, responsável pelo procedimento juntamente com a também veterinária Marcela Salla, auxiliadas pelos estagiários Gabriel Lopes e Rodrigo Otoni. A coordenação do projeto ficou a cargo da Cirene Quevedo.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Vale do Ivaí

    Deixe seu comentário sobre: "Novo Itacolomi encerra mais uma etapa do Programa Castra Pet"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!