MAIS LIDAS
VER TODOS

PLANTANDO FRUTAS

Novo Itacolomi cadastra interessados em receber mudas frutíferas

Programa da Prefeitura que incentiva cultivo urbano e rural vai distribuir mudas de lichia neste ano

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 16.08.2023, 07:11:12 Editado em 15.08.2023, 16:11:40
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Secretaria de Meio Ambiente de Novo Itacolomi abre nesta quarta-feira (16) a as inscrições para moradores interessados em receber mudas frutíferas do programa Ita Plant Fruit – Desembrulhar menos, descascar mais. A iniciativa é voltada para população urbana e rural do município e tem por objetivo estimular o consumo de alimentos naturais além de incentivar o uso de práticas orgânicas para o desenvolvimento da planta.

continua após publicidade

O prefeito de Novo Itacolomi, Moacir Andreolla, lembra que a alimentação saudável é um direito fundamental. “Poder contribuir neste processo é motivo de satisfação. A cada ano será trabalhada uma frutífera diferente. Em 2022, foram fornecidas mudas de caqui Fuyu e Kyoto e este ano a fruta escolhida será a lichia”, destaca.

As inscrições podem ser feitas no endereço eletrônico da prefeitura ou pessoalmente no Paço Municipal.

continua após publicidade

LEIA MAIS: Motorista de acidente com ônibus da Apae é indiciado por homicídio culposo

Para receber as mudas, é preciso atender alguns critérios de participação. Para população de área urbana, é obrigatória a participação na coleta seletiva de resíduos recicláveis. Já para moradores da zona rural, havendo nascentes na propriedade, elas devem estar protegidas por vegetação.

A gestora municipal de Meio Ambiente, Angélica Favorito, esclarece que além dos benefícios já citados, o Projeto Ita Plant Fruit visa a sensibilização sobre a importância socioambiental em cultivar árvores frutíferas no quintal e o fortalecimento da educação ambiental não formal. Segundo ela, nos critérios de seleção e classificação dos beneficiários, estão inclusas práticas tais como: uso de energias renováveis, compostagem de fração orgânica de resíduos domésticos e práticas de cultivo orgânica de produção agrícola.

Além de frutíferas, a Prefeitura também vai fornecer gratuitamente mudas nativas para reflorestamento de áreas rurais para conservação e ou recuperação de nascente de rios ou córregos; mata ciliar e áreas de reserva legal. Inscrições pelo site ou pessoalmente na prefeitura municipal.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Vale do Ivaí

    Deixe seu comentário sobre: "Novo Itacolomi cadastra interessados em receber mudas frutíferas"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!