Um final de inverno com temperaturas na casa dos 30 C. Com os termômetros nas alturas e o forte calor os casos de dengue podem aumentar consideravelmente, já que os mosquitos adoram este cenário. O setor de epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde de São Pedro do Ivaí está reforçando a necessidade de cuidados preventivos contra a dengue, zika vírus e chikungunya.
O atual período epidemiológico da dengue começou em dia 26 de julho. O total de casos confirmados no estado neste novo período é de 373. São Pedro do Ivaí não registrou nenhum caso confirmado de dengue, até o momento. A coordenadora de endemias da Secretaria de Saúde, Aline Verginia Teodoro, reforça que é necessário que a população continue com os cuidados preventivos, não só no quintal, mas também dentro de casa.
“Os moradores devem acabar com todos os criadouros. Os depósitos de água parada precisam ser eliminados. Além disso, a vistoria no quintal ou dentro de casa a cada sete dias garante mais segurança, pois estaremos impedindo o mosquito de nascer”, afirma Aline.
Para a secretária municipal de saúde, Simone Tavares, as equipes de endemias seguem com as visitas e orientações, mas o momento atual é delicado, pois há uma situação de risco duplo.
“Além da pandemia da Covid-19, na qual estamos com ações em todas as frentes para reduzir os casos e cuidar das pessoas que estão em tratamento e isolamento domiciliar, nossas equipes de saúde seguem alertas para os casos de Dengue com o foco total na eliminação da proliferação do Aedes Aegypti”, disse a secretária.
“O combate ao mosquito deve ser um compromisso de todos. O agente de endemias faz visita às casas para orientar as pessoas de tempos em tempos, mas quem está dentro de casa todos os dias é quem mora naquele local. Precisamos do apoio de cada cidadão, de cada família”, destacou a secretária municipal de saúde, Simone Tavares.
Deixe seu comentário sobre: "No calor, São Pedro do Ivaí reforça atenção contra a dengue"