MAIS LIDAS
VER TODOS

repasse

Municípios recebem o primeiro FPM de 2024 com aumento de quase 10%

A partir de 2024 passam a valer os novos coeficientes conforme Censo Demográfico de 2022

Da Redação

·
No Vale do Ivaí deverão ter esse redutor os 3 municípios
Icone Camera Foto por Reprodução
No Vale do Ivaí deverão ter esse redutor os 3 municípios
Escrito por Da Redação
Publicado em 09.01.2024, 21:43:13 Editado em 09.01.2024, 21:43:15
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O primeiro repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) de 2024 será pago para as prefeituras de todo o País nesta quarta-feira, 10 de janeiro, com aumento de 9,69% em relação ao primeiro decêndio de janeiro de 2023. O valor que será distribuído soma R$ 5,8 bilhões já descontada a retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

continua após publicidade

Os valores do FPM fazem parte do dinheiro arrecadado pela União, por meio de impostos. Os percentuais de participação de cada município são calculados pelo Tribunal de Contas da União (TCU), de acordo com o número de habitantes de cada cidade e a renda per capita.

-LEIA MAIS: Ministério da Saúde distribui novo medicamento para pacientes com HIV

continua após publicidade

Os novos coeficientes em vigor neste ano foram publicados pelo Tribunal de Contas da União (TCU) na Decisão Normativa 207/2023. No entanto, a Lei Complementar 198/2023 estabelece que as perdas financeiras dos municípios que tiveram redução populacional no Censo Demográfico 2022, com a consequente queda de coeficiente, serão mitigadas, ou seja, amenizadas gradativamente em dez anos. Assim, começa a ser aplicado em 2024 um redutor financeiro para os chamados municípios do interior.

No Vale do Ivaí deverão ter esse redutor os municípios de Faxinal, Mauá da Serra e São Pedro do Ivaí, que pelo Censo do IBGE registraram perda de habitantes e queda do coeficiente do FPM. Faxinal migra do coeficiente 1.2 para 1.0; Mauá da Serra cai do 0.8 para 0.6; e São Pedro do Ivaí, de 0.8 para 0.6. Apesar da lei complementar que ameniza essas perdas, prefeitos dessas três cidades mobilizaram suas assessorias jurídicas para contestar os número finais de habitantes contabilizados pelo Censo.

Através de sua intervenção, a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) conseguiu manter os coeficientes de 744 municípios diretamente afetados, ou seja, que já perderiam coeficiente neste ano. Nesses casos, com a regra de transição de 10 anos, esses municípios terão agora uma redução de apenas 10% sobre a diferença entre os coeficientes.

continua após publicidade

Há ainda os municípios indiretamente afetados. A quantia que irá ser retirada dos 744 municípios com redução gradativa de coeficiente será proporcionalmente repartida entre 4.795 municípios que mantiveram os mesmos coeficientes de 2023 e três que tiveram aumento – Iranduba (AM), São Pedro da Águia Branca (MA) e Manari (PE).

A CNM informa que, dada a complexidade das novas mudanças, disponibilizará as tabelas por coeficientes a partir do próximo repasse de recursos do FPM, que será no próximo dia 20.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Vale do Ivaí

    Deixe seu comentário sobre: "Municípios recebem o primeiro FPM de 2024 com aumento de quase 10%"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!