A Polícia Militar (PM) confirmou que o motorista, de 43 anos, que conduzia o ônibus da Apae e que se envolveu em um acidente com trem, em Jandaia do Sul, norte do Paraná, estava com a Carteira Nacional de Habilitação vencida desde o dia 23/01/2023. A colisão, que aconteceu no final na manhã desta quinta-feira (9), provocou a morte de duas alunas, de 15 e 11 anos, e deixou vários feridos. O prefeito de Jandaia do Sul, Lauro Junior, informou que o condutor foi afastado.
O motorista chegou ser ouvido pelo delegado Carlos Diego Paravidino, que informou que o condutor pode responder por homicídio culposo na condução de veículo automotor. "Ouvimos o motorista, testemunhas e vamos ouvir vítimas. Requisitamos perícia no ônibus, informações do trem, vamos concluir o inquérito e encaminhar para o Ministério Público. Foi instaurado inquérito para apurar a prática de homicídio culposo na condução de veículo e lesão corporal culposa", detalha.
O prefeito Lauro Junior disse que a prefeitura vai abrir uma sindicância para apurar a conduta do motorista, que foi contratado através de concurso público em agosto de 2022. " Levantamos documentação do motorista e realmente a CNH estava vencida, tinha um prazo até final de fevereiro para renovar. Ele é habilitado na categoria AD, que contempla o transporte coletivo. No começo de 2022 a prefeitura ofereceu um curso para os motoristas do transporte escolar, já pensando nessa segurança, mas como ele entrou recentemente, possivelmente não passou por esses cursos. Foi aberto procedimento administrativo, ele já foi afastado e vamos tomar as medidas jurídicas cabíveis. Estamos ofertando acompanhando assistencial e psicológico. Em 19 de maio de 2022 solicitamos à empresa Rumo melhorias, mais segurança nos cruzamentos. Foi instalado um semáforo teste em uma das passagens e irá ser colocado nas demais, mas isso ainda não aconteceu. A velocidade do trem é outra questão que também nos preocupa", disse.
- LEIA MAIS: “Era obrigação ter parado”, diz pai de filha morta em batida com trem
Câmera registra acidente entre trem e ônibus da Apae em Jandaia
Uma câmera de segurança registrou o momento da batida entre um ônibus escolar da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e uma composição férrea, em Jandaia do Sul, norte do Paraná, no início da tarde desta quinta-feira (9). O acidente causou a morte de duas meninas adolescentes e deixou pelo menos seis crianças feridas. Assista o vídeo abaixo:
As imagens mostram o ônibus atravessando a linha férrea às 11h39, momento que é atingido em cheio pelo trem. No vídeo também é possível visualizar que pelo menos três vítimas foram arremessadas para fora do ônibus. O número, contudo, pode ser maior, já que as imagens das câmeras captaram apenas um ângulo do acidente. Veja:
- LEIA MAIS: "Elas eram o centro da família", diz tio de primas mortas em Jandaia
POLÍCIA OUVE MOTORISTA
O motorista do ônibus da Apae foi ouvido e liberado pela Polícia Civil. De acordo com informações do delegado Carlos Paravidino Machado, o homem que tem 43 anos, relatou que não viu o trem se aproximar por causa do mato alto nas imediações da linha férrea. O condutor do ônibus também afirmou que não ouviu o sinal sonoro ao se aproximar. Leia a matéria completa.
Deixe seu comentário sobre: "Motorista de ônibus da Apae estava com a CNH vencida, diz polícia"