Vale do Ivaí

Morre aos 86 anos, Dr. Orlando do Hospital em Maternidade Ivaiporã

Dr. Orlando estava Internado em Curitiba, para tratamento de problemas cardíacos, mas acabou não resistindo

Da Redação ·
Receba notícias no seu WhatsApp!
Participe dos grupos do TNOnline
Orlnado Sanchez,.86 anos
fonte: Jornal Paraná Centro
Orlnado Sanchez,.86 anos

Faleceu nesta terça-feira (26), o médico e agropecuarista Orlando Sanchez,  o Dr. Orlando, fundador do Hospital e Maternidade Ivaiporã, atualmente Instituto de Saúde Lucena Sanchez. De acordo com informações, Dr. Orlando estava Internado  em Curitiba, para tratamento de problemas cardíacos, mas acabou não resistindo.

continua após publicidade

Médico querido e admirado na cidade Dr. Orlando era muito participativo, inclusive, na politica da cidade, onde foi candidato a prefeito em 1992.

Dentre as diversas homenagens concedidas ao médico, em 2013 recebeu o título de cidadão honorário de Ivaiporã, em 2017 recebeu diploma de Menção Honrosa da Assembleia Legislativa do Paraná, em reconhecimento à dedicação e ao trabalho para melhorar a saúde da população dos municípios do Vale do Ivaí. Em 2019, também recebeu reconhecimento  e notoriedade da comunidade empresarial com o prêmio, Guerreiros do Comércio,  da Fecomércio PR e ainda o diploma de Mérito Ético pelo Conselho Regional de Medicina do Paraná

continua após publicidade

Orlando Sanchez era casado com Neusa Lucena Sanchez com quem teve três filhos: Orlando Júnior, Luciana e Fernanda. Sanchez chegou a Ivaiporã, em 1968 para trabalhar no Hospital Bom Jesus — a convite do então proprietário Akira Yamashita.

Pouco tempo depois, Dr. Orlando construiu um hospital em Grandes Rios e adquiriu cotas do antigo Hospital Nossa Senhora Consoladora, que era propriedade do médico Nelson Soberay. Em seguida, transformou-se no Hospital e Maternidade Ivaiporã.

Ele foi o primeiro chefe da 22ª Regional de Saúde de Ivaiporã e, teve papel importante na consolidação da regional no municipio. Também atuou como médico do IML (Instituto Médico Legal) e  foi um dos fundadores da Sorcep (Sociedade Rural do Centro do Paraná) e ainda trabalhou para a instalação do INSS de Ivaiporã.

continua após publicidade

Dr. Orlando, deixa um legado importante no desenvolvimento de Ivaiporã e do Vale do Ivaí.

O corpo está sendo transladado para Ivaiporã e o velório será a partir das 8 horas de quarta-feira (27) na Capela Aliança. O sepultamento será às 17 horas no Cemitério Municipal de Ivaiporâ.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News