Vale do Ivaí

Morre aos 73 anos, o médico Pedro Salviano Filho

Ele foi um dos idealizadores do programa municipal “Caminhar com Saúde”, de Ivaiporã

Da Redação ·
Durante palestra ao pessoal da terceira idade
fonte: TN Online/Arquivo
Durante palestra ao pessoal da terceira idade

Morreu na madrugada  desta terça-feira (15), no Hospital do Coração em Londrina, o médico Pedro Salviano Filho, 73  anos. Ele estava internado desde sábado (12), em decorrência de um infarto. O corpo está sendo transladado para Ivaiporã.  O velório será a partir das 12 horas na Capela Aliança, o sepultamento está marcado  para as 17 horas, no Cemitério Municipal de Ivaiporã.

continua após publicidade

Formado em medicina em 1971 pela Faculdade de Ciências Médicas de Pernambuco.  Em 1975 se associou ao Colégio Brasileiro de Cirurgiões e foi aprovado em prova de título de especialista em cirurgia geral. Após a residência médica no Rio de Janeiro, em 1974 mudou para Ivaiporã.  Em 1980 passou a ser Membro Titular do colégio de cirurgiões.

Foi diretor clinico do Hospital Municipal de Ivaiporã de 1974 a 2004. Fez pós-graduação em Saúde da Família e participava também do Programa Saúde da Família (PSF), e também diretor da Evidência Clinica.

continua após publicidade

Em 2004, o médico foi um dos idealizadores do programa municipal “Caminhar com Saúde”, que tem a finalidade de amenizar os efeitos causados pelo envelhecimento biológico proporcionando uma melhor qualidade de vida para as pessoas com mais de 60 anos.

Em 2013, ele foi homenageado pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões, quando recebeu medalha e diploma de membro Emérito Titular, durante o XXX Congresso Brasileiro de Cirurgia, no Centro de Convenções do Riocentro, no Rio de Janeiro.

Estudioso em aves, ele também era conhecido em todo o Brasil por editar o periódico Atualidades Ornitológicas.

continua após publicidade

Pedro Salviano era casado com a médica Leni Ronchi e deixa três filhos: Renata, Pedro Neto e Regina e quatro netos: Guilherme, Felipe, Helena e Olívia.

A Unimed divulgou uma nota de pesar, lamentando o falecimento do médio: 

“Nosso adeus e nosso agradecimentos ao Médico Pedro Salviano Filho. 

continua após publicidade

É com muito pesar que a Unimed Apucarana recebe  a notícia do  falecimento do Médico e Cooperado Pedro Salviano filho, ocorrido  nesta Terça-feira (15), em decorrência de  um infarto agudo do miocárdio. 

"Sempre muito comprometido e disciplinado, tinha participação ativa na Cooperativa com contribuições importantes para o colegiado." lembrou  Marly Hirata,  médica e ex-Presidente da Unimed Apucarana. 

continua após publicidade

Com 73  anos de idade,  Pedro Salviano Filho  atendia  como  Cirurgião Geral em Ivaiporã  e integrava o corpo médico da Unimed Apucarana desde julho de 1993.  Foi Conselheiro Fiscal e Técnico da Cooperativa por  5 mandatos.

 A Diretoria da Cooperativa, seus médicos cooperados e colaboradores expressam profundo sentimento pela perda. Aos familiares e amigos, nossas sinceras condolências.

 Ao amigo Pedro Salviano Filho, fica nosso eterno agradecimento pelo o que fez pela saúde de milhares de beneficiários e por ter sido um exemplo de

pessoa que,  sempre muito resiliente,  espalhou alegria e bom humor por onde passava.”

Diretoria Executiva

2021-2025