Vale do Ivaí

Moradores do Vale relatam histórias assustadoras no Castelo Eldorado

A luxuosa construção edificada por uma família alemã completa 75 anos neste segunda (4) rodeada de mistérios

Da Redação ·
Receba notícias no seu WhatsApp!
Participe dos grupos do TNOnline

A luxuosa construção edificada por uma família alemã durante a Segunda Guerra Mundial, o Castelo Eldorado, localizado em Marilândia do Sul, completa 75 anos nesta segunda-feira (4) cercado de mistérios e de histórias assustadoras.

continua após publicidade

O local é alvo de indagações sobre supostas assombrações ou fantasmas que fazem de seu interior um acervo cultural que resgata a história da migração alemã para o Brasil na década de 40. 

Um exemplo é a apucaranense Geizi Souza, de 29 anos. Em entrevista, ela disse que ficou arrepiada ao relembrar a experiência sobrenatural que viveu em 2018 perto da escadaria do local. 

continua após publicidade

"Sempre fui lá desde criança com meus pais e minha irmã fazer piquenique e também curtir a cachoeira. Mas não entrávamos no castelo. Porém, há cinco anos, uns familiares de São Paulo vieram nos visitar e entramos para conhecer o interior do local", conta. 

Geizi continua relatando o dia que ficou marcado em sua memória. "Neste dia, quando acabei de sair de um quarto que tinha uma banheira esquisita e estava começando a descer as escadas, senti que levei um empurrão e quase cai. No entanto, não tinha ninguém atrás de mim.  Precisei segurar no corrimão", recorda. 

Desde este dia, Geizi nunca mais voltou ao castelo. "O local me traz lembranças lindas de minha infância, mas ao mesmo tempo, sinto uma energia pesada lá dentro. Fico arrepiada só de contar", arrepiada. 

continua após publicidade

"Vulto"

A psicóloga Nayara Pelógia, de Marilândia do Sul, conta que durante uma noite de gravações do curta "A Lenda do Castelo Eldorado", de seu amigo Juliano Delecrod, os dois estavam preparados para iniciar uma cena, quando foram surpreendidos por um "vulto".

"A gente descia correndo uma das escadas, quando o Juliano avistou algum tipo de "vulto" muito rápido atrás de mim. Isso nos assustou muito no momento. Descemos, nos acalmamos e depois conseguimos retomar as gravações", relembra. 

continua após publicidade

Após 15 anos, Nayara diz que hoje entende que todo aquele contexto, com tantas lendas que ouviram desde a infância, automaticamente os deixou em alerta para qualquer estímulo diferente que acontecesse naquele ambiente. "Porém, confesso que na época o susto foi grande", diz. 

Noite assustadora 

continua após publicidade

Em abril de 2021, o comerciante Maurício Nunes e sua esposa Beatriz estavam com um projeto de Kombi Homer, com o objetivo de sair viajando pelo Brasil.

O casal, junto da mãe de Beatriz, Maria, resolveu passar uma noite no Castelo Eldorado para ir treinando a lidar com o novo estilo de vida. "Lembro que era um dia chuvoso e ao conversar com o caseiro do local, ele disse que não íamos poder ficar. Mesmo assim, conversamos e acabamos passando a noite lá, mas de portões fechados até o amanhecer", conta.

No meio da noite, Maurício e Beatriz começaram a ouvir barulhos estranhos. "Ficamos perto dos quiosques e foi tudo dando errado. Vimos que não tinha levado os suportes da barraca. Depois, fomos inflar os colchões e vimos que estavam, ouvindo barulhos estranhos e sinistros, tudo sem muita explicação. 

Filmagem 2012

Em 2007, um grupo de atores da cidade, sob coordenação do produtor amador de teatro, Juliano Delecrod, produziu o filme intitulado “A Lenda do Castelo Eldorado”, que traz supostas aparições de fantasmas no prédio. A cena mostra um grupo de estudantes que decide acampar no castelo e é recebido por um mordomo, que seria o próprio fantasma que mora no castelo. A partir daí, acontece uma sequência de fatos que deixa os hóspedes com muito medo e desesperados.

Com base neste filme, uma equipe do programa Fantástico, da Rede Globo de Televisão, tendo à frente o apresentador Tadeu Schmidt, esteve em Marilândia do Sul e visitou o Castelo Eldorado. O grupo produziu uma reportagem em quatro séries sobre fantasmas. 

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News