Uma onça-parda foi encontrada morta em um trecho da PR-466, entre Ivaiporã e Manoel Ribas, no Vale do Ivaí, Paraná, na manhã do último domingo (9). De acordo com as informações do "Blog do Berimbau", moradores da região em que o animal foi localizado já haviam feito relatos da aparição do felino recentemente.
Testemunhas afirmaram que se tornou comum a presença da onça-parda em algumas propriedades rurais. Inclusive tal acontecimento deixava os animais criados pelos moradores assustados, uma vez que se trata de um predador estritamente carnívoro.
- LEIA MAIS: Onça é filmada em Apucarana após ser acuada por cães; veja
Por ter sido encontrado em meio à rodovia, as possibilidades do felino ter sido atropelado são altas. A Polícia Militar Ambiental foi informada a respeito do caso.
A corporação revelou que a existência de onças-pardas na região é comum.
Detalhes sobre o predador
A onça-parda, também conhecida como puma ou suçuarana, pode medir até 150 cm (sem a cauda) e pesar entre 53 e 72 kg, apesar de haver registros de machos com mais de 110 kg. A espécie varia muito ao longo de sua distribuição em peso e tamanho. Geralmente, as populações de regiões tropicais tendem a ser menores, pesando por volta de 50 kg.
📲 Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp ou convide alguém para fazer parte dos nossos grupos
É importante destacar que o animal é considerado o segundo maior felino das Américas, atrás apenas da onça-pintada.
Pumas, assim como a maioria dos felinos, são animais com hábitos noturnos. São mais ativos no final de tarde e durante a noite. São animais solitários e oportunistas, aproveitando qualquer chance para se alimentarem.
No que diz respeito à alimentação, a onça-parda é estritamente carnívora, porém, a espécie é uma das mais generalistas entre os felinos. Na falta de presas grandes, os pumas podem comer uma variedade grande de presas, incluindo lagartos, aves e insetos.
Deixe seu comentário sobre: "Moradores da região encontram onça-parda morta na PR-466"