MAIS LIDAS
VER TODOS

saúde

Morador de Ivaiporã contrai chikungunya durante viagem ao Tocantins

O paciente está sendo acompanhado pelo Departamento de Saúde da prefeitura

Da Redação

·
Ivaiporã confirmou o 1º caso de chikungunya
Icone Camera Foto por Reprodução
Ivaiporã confirmou o 1º caso de chikungunya
Escrito por Da Redação
Publicado em 01.06.2023, 19:11:24 Editado em 01.06.2023, 19:11:23
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Ivaiporã confirmou o 1º caso de chikungunya. Trata-se de um paciente do sexo masculino, residente na área rural do município, que contraiu a doença durante viagem ao Tocantins. O paciente encontra-se bem e segue acompanhado pelo Departamento de Saúde da Prefeitura de Ivaiporã.

continua após publicidade

A chikungunya é uma doença viral transmitida aos seres humanos por mosquitos infectados – principalmente o Aedes aegypti e Aedes albopictus. O vírus responsável pela chikungunya pertence à família Togaviridae (gênero Alphavirus). A transmissão ocorre quando um mosquito fêmea infectado pica uma pessoa saudável e injeta o vírus. Os sintomas podem se manifestar entre 2 e 7 dias. Mas o período de incubação pode variar de 1 a 12 dias.

-LEIA MAIS: Veja as vagas de emprego divulgadas pelo Sine de Ivaiporã nesta quinta

continua após publicidade

Os sintomas da chikungunya incluem febre alta, dores articulares intensas (artralgia), dor de cabeça, fadiga, erupção cutânea, dor muscular e inflamação nas articulações. A dor nas articulações costuma ser muito intensa e pode durar semanas ou meses. E, às vezes, pode persistir anos. Não há tratamento específico para a chikungunya. O cuidado é focado no alívio dos sintomas, como o uso de medicamentos para reduzir a febre e a dor, repouso, hidratação adequada e fisioterapia para ajudar na recuperação das articulações afetadas.

A prevenção da chikungunya envolve medidas tais como: eliminação de criadouros de mosquitos, uso de repelentes, roupas que cubram a maior parte do corpo e instalação de telas nas janelas e portas para impedir a entrada dos mosquitos. É importante buscar assistência médica se apresentar sintomas sugestivos de chikungunya.

Ações de controle

Na semana epidemiológica as ações de controle e combate ao mosquito da dengue são intensificadas. Desta forma, as equipes de endemias conseguiram controlar os picos epidêmicos que houve entre os dias 15 e 19 de maio. Neste momento, o município apresenta tendência de queda. Porém, a população precisa se conscientizar urgente para evitar proliferação do vetor da doença.

continua após publicidade

“As medidas de combate ao vetor da dengue e chikungunya são realizadas estratégica e periodicamente no município de Ivaiporã. Com o apoio dos técnicos do Estado há monitoramento dos casos de dengue e chikungunya por meio do canal endêmico”, informou a coordenadora de endemias da Vigilância Epidemiológica de Ivaiporã, Ana Soares.

O monitoramento proporciona uma visão mais efetiva, uma vez que é bastante sensível as variações – tanto de aumento quanto de queda de casos de dengue, permitindo ações de controle e intervenção em tempo oportuno.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Vale do Ivaí

    Deixe seu comentário sobre: "Morador de Ivaiporã contrai chikungunya durante viagem ao Tocantins"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!