MAIS LIDAS
VER TODOS

EDUCAÇÃO

Matrículas de ensino de jovens e adultos caem 58% na região

Dados do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Apucarana mostram que em 2021, foram 4.126 matrículas nos ensinos fundamental e médio, número que caiu pela metade neste ano

Da Redação

·
Matrículas de ensino de jovens e adultos caem 58% na região
Icone Camera Foto por TNOnline
Escrito por Da Redação
Publicado em 08.05.2022, 12:45:00 Editado em 03.05.2022, 12:56:18
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O número de alunos matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA) despencou na região. Dados do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Apucarana mostram que em 2021, foram 4.126 matrículas nos ensinos fundamental e médio, número que caiu pela metade neste ano com 1.696 registros nos 11 municípios que ofertam essa modalidade de ensino, uma redução de 58%.

continua após publicidade

A queda no índice pode ser associada a diversos fatores, mas o principal é a dificuldade em conciliar a vida profissional com os estudos. E para muitas pessoas, trabalhar ao invés de estudar não é opção é necessidade, ainda mais diante do cenário econômico desanimador com a alta dos preços corroendo a renda da população.

Professor Jorge Marques, diretor do Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (Ceebeja) Professora Linda E. A. Miyadi, em Apucarana, afirma que sempre houve oscilação no número de matriculas do EJA. Contudo, a queda aumentou durante a pandemia da Covid-19. De acordo com o diretor, a maior parte dos alunos que abandonam os estudos é adulta e prioriza o trabalho.

continua após publicidade

“São inúmeros motivos que implicam nessas idas e vindas e tentamos trazer esses alunos de volta. Para os adultos nós ligamos e tentamos mostrar como é importante esse esforço para concluir o estudo. Com os menores fazemos busca ativa”,afirma Marques.

No Ceebja Cecília Meireles de Jandaia do Sul, o cenário é o mesmo. A diretora da unidade, Elinéia Silva de Oliveira, afirma que a maior parte dos alunos são trabalhadores e os relatos de desistência envolvem mudança de turno no emprego, cansaço, desânimo, carga horária incompatível e mães que não têm com quem deixarem seus filhos pequenos. Cenário que só piorou após a pandemia.

“São alunos de classe baixa, sem acesso à internet, que ficaram com filhos em casa, muitas vezes mais de um”, comenta.

continua após publicidade

A diretora que está no EJA há 24 anos, observa que os alunos não conseguem enxergar um futuro melhor no caminho dos estudos. “Acredito que deveria haver valorização por parte das empresas que deveriam estimular o aluno a estudar e que esse estudo tivesse uma compensação financeira, além do estímulo na flexibilização de horário para os estudos”, comenta.

A diretora acredita ainda que, além de incentivar, os empregadores deveriam cobrar e acompanhar os resultados dos alunos na escola.

MUDANÇA DE SISTEMA

continua após publicidade

Se comparado com período antes da pandemia em 2019 - que teve quase 18 mil matrículas - a queda é ainda maior, contudo a matriz curricular naquela época era diferente assim como o sistema usado pelo Estado. O chefe do NRE, Vladmir Barbosa explica que houve uma mudança no sistema de informações do Estado com a adoção da ferramenta de gestão, baseada em BI (Business Intelligence ou Inteligência Empresarial), para acompanhar a evolução do estudo dos alunos, seu rendimento e frequência nas aulas. Segundo Barbosa, antes era usado o Sistema Estadual de Registro Escolar (Sere) permitia até quatro matrículas por aluno, e que, portanto, o total de matrículas de 2019 não corresponde ao total de alunos a época.

Por, Cindy Santos

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Vale do Ivaí

    Deixe seu comentário sobre: "Matrículas de ensino de jovens e adultos caem 58% na região"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!