Marilândia do Sul, município que fica a 31,5 quilômetros de Apucarana, no Vale do Ivaí, é um exemplo quando o assunto é a colaboração de pessoas para a doação de sangue. A técnica de enfermagem do município Graziela Adriana Ferri Franzin recebeu um certificado que comprova que a cidade é solidária.
"Salvou muitas vidas desempenhando um relevante trabalho na captação de doadores de sangue no município de Marilândia do Sul, contribuindo imensamente durante o ano de 2023 para que o Hemonúcleo de Apucarana atendesse aos serviços de transfusão de sangue vinculados à 16ª Regional de Saúde", consta no certificado assinado pela chefe do Hemonúcleo de Apucarana, Juliana Petchak, e também assinado pela assistente social do Hemonúcleo, Marta Galvão.
Duas vezes por mês, um grupo de Marilândia do Sul vai até o Hemonúcleo de Apucarana para realizar o procedimento de doação. Em média, são 20 pessoas que doam sangue e salvam vidas.
"Faço questão de manter as doações duas vezes por mês, com total apoio do município que nos fornece transporte e lanche, vamos até Apucarana para doar sangue. Fico muito feliz em saber que Marilândia é um dos municípios que mais ajuda o Hemonúcleo e vamos seguir nesse trabalho de captar pessoas para as doações", disse Graziela.
- LEIA MAIS: Iluminação do 'Natal da Família' encanta moradores de Apucarana; veja
No dia 17/11 e neste dia 24/11, moradores de Marilândia do Sul e dos distritos doaram sangue. "Fiz questão de trazer um grupo nesta sexta, dia 24, véspera do Dia Nacional do Doador de Sangue, comemorado hoje, dia 25/11. Agradeço aos voluntários que nos apoiam nessa causa tão importante", finaliza.
Quem tiver interesse em participar do grupo de doadores de Marilândia basta entrar em contato pelo telefone (43) 9 9860-4915.
Requisitos básicos para doação de sangue:
- Ter idade entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos devem apresentar consentimento formal do responsável legal)
- Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos
- Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservista e Carteira Profissional emitida por classe). São aceitos documentos digitais com foto
- Pesar no mínimo 50 kg
- Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas. Estar alimentado. Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue. Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas
Deixe seu comentário sobre: "Marilândia é destaque em doação de sangue: 'Salvou muitas vidas'"