MAIS LIDAS
VER TODOS

INVESTIMENTO

Marilândia do Sul entrega obra do novo aterro sanitário

Além das valas que vão receber resíduos, obra abrange barracão de separação de recicláveis

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 21.02.2024, 16:01:51 Editado em 21.02.2024, 16:02:11
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Marilândia do Sul agora conta com um local especialmente projetado para receber e tratar os resíduos de maneira segura e ambientalmente correta. Foi inaugurado, nesta terça-feira (20), o Aterro Sanitário e barracão de triagem, uma obra que vai beneficiar os moradores do município por mais de 25 anos.

continua após publicidade

A grande estrutura fica localizada em um terreno de 24.200 m², na região da Placa da Areia. Foram investidos aproximadamente R$ 2,5 milhões para a compra de equipamentos, instalação da geomembrana na vala que receberá os rejeitos, aquisição do terreno e construção do barracão de triagem.

LEIA MAIS: Marilândia do Sul inaugura capela mortuária em distrito

continua após publicidade

“Mais uma grande obra sendo inaugurada, uma das mais importantes do nosso mandato. Uma obra que vai ficar para as próximas gerações, que tem vida útil de aproximadamente 30 anos, estamos pensando no futuro da nossa cidade que agora conta com um aterro sanitário com todas as licenças ambientais. Aqui vamos receber os recicláveis e os rejeitos, que vão ser tratados de maneira correta. A nossa licença estava vencida desde 2015, quando assumimos a gestão já assumimos com essa pendência. Não foi fácil, mas era uma das nossas metas. Conseguimos todas as licenças, adquirimos o terreno, compramos os equipamentos, caminhão para a reciclagem, e agora entregamos essa obra tão importante para o nosso município”, destaca o prefeito Aquiles Takeda.

O barracão de triagem tem 491,20 m² e foram investidos somente na construção do espaço aproximadamente R$800 mil. No local trabalham cinco integrantes da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Marilândia do Sul (Ascamar).

“É um sonho que se realiza hoje. Marilândia sai na frente de outros municípios da região com a conquista de um aterro sanitário adequado. Com a construção do barracão, a separação do material reciclável garante uma lucratividade para os trabalhadores de reciclagem. Sabemos como é difícil conseguir todas as liberações, como é difícil todas as adequações necessárias para receber os rejeitos, mas graças ao trabalho da nossa equipe, conseguimos essa vitória”, disse o prefeito em exercício, Walmir Peres.

continua após publicidade

A valeta que receberá os rejeitos tem vida útil de quase dois anos, mas o terreno tem espaço para a abertura de pelo menos mais 13 valas.

“Aqui temos a geomembrana que é uma manta geossintética, de liga plástica, elástica e flexível. Em aterros sanitários, a Geomembrana cumpre a função de controle do fluxo de líquidos, preservando os lençóis freáticos e afluentes, e o meio ambiente da contaminação do solo. Tudo foi pensado e preparado dentro das determinações dos órgãos competentes. Foram dias de muita luta para concluir essa obra, mas valeu a pena cada momento de preocupação, pois agora estamos entregando um aterro completo e adequado”, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico, Laudemir Peres, que ainda agradeceu a dedicação de toda equipe envolvida na execução do projeto.

Igor Henrique da Silva, do conselho municipal ambiental, reforçou o apelo à comunidade para a separação correta do lixo. “Estamos muito felizes com a inauguração dessa obra, o conselho municipal ambiental também destinou recursos para a construção do aterro e estamos felizes por fazer parte desse momento tão importante. Vale lembrar o quanto a população precisa mais do que nunca fazer a sua parte, com a separação correta do lixo, com essa consciência ambiental, em descartar de forma correta o lixo. Marilândia conta com essa grande estrutura e precisa da colaboração dos moradores”, enfatiza.

continua após publicidade

A construção do aterro foi possível após parceria firmada com o Governo do Estado do Paraná através do Instituto Água e Terra (IAT).

A inauguração contou com a presença de secretários, vereadores, representantes do IAT, do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná - (IDR-Paraná), lideranças religiosas, estudantes do curso técnico de agronegócio do Colégio Estadual Padre Angelo Casagrande e integrantes da comunidade.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Vale do Ivaí

    Deixe seu comentário sobre: "Marilândia do Sul entrega obra do novo aterro sanitário"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!