MAIS LIDAS
VER TODOS

vale do ivaí

Mais um município enfrenta epidemia de dengue na região

Na área da 16ª Regional de Saúde (RS) de Apucarana, 111 novos registros foram contabilizados em uma semana, um aumento de 38,6%

Da Redação

·
16ª RS registrou aumento nos casos da dengue
Icone Camera Foto por Agência Brasil
16ª RS registrou aumento nos casos da dengue
Escrito por Da Redação
Publicado em 12.12.2023, 18:33:03 Editado em 12.12.2023, 18:44:36
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Mais um município da região enfrenta epidemia de dengue. Atualização do boletim semanal de acompanhamento da doença, publicado nesta terça-feira (12) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirma que o município de Kaloré atingiu índice epidêmico. Na área da 16ª Regional de Saúde (RS) de Apucarana, 111 novos registros foram contabilizados em uma semana, um aumento de 38,6%.

continua após publicidade

Com 12 casos de dengue confirmados e quase 4 mil moradores, Kaloré passa de 300 casos para cada grupo de 100 mil habitantes. Esse é terceiro município da região em epidemia. Os outros dois são Jandaia do Sul, que tem 197 nesse boletim – 64 a mais que na semana passada – e Borrazópolis, que confirmou 13 casos na última semana e soma 39 registros no boletim desta terça.

-LEIA MAIS: Apucarana começa instalar Wi-Fi gratuito para moradores; veja onde

continua após publicidade

Dos 17 municípios da área de abrangência da regional, onze têm registros de dengue no atual ciclo epidemiológico, iniciado em 30 de julho.

Depois de Jandaia do Sul, o município com maior número de casos é Apucarana. Sede da regional, a cidade contabiliza 110 confirmações e está em situação de alerta.

Em toda regional, são 398 registros confirmados e o crescimento do número de casos preocupa as autoridades de saúde.

continua após publicidade

Segundo o chefe da 16ª RS, Marcos Costa, o clima propício para a proliferação do mosquito – com excesso de calor e umidade – tem feito os números aumentaram em todo estado. “É bastante preocupante o quadro. Além da questão do clima, já temos cidades em epidemia em dezembro, tendo um período longo ainda pela frente”, afirma, acrescentando, que a população tem um papel fundamental no controle do vetor.

“Estamos intensificando o trabalho em campo com agentes, vamos entrar nesta semana com UBV (fumacê) em Jandaia do Sul, mas se a população não colaborar e controlar os focos em suas casas não temos como frear esses números. Não há outras armas que não a erradicação dos focos”, comenta.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Vale do Ivaí

    Deixe seu comentário sobre: "Mais um município enfrenta epidemia de dengue na região"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!