MAIS LIDAS
VER TODOS

APICULTURA

Lunardelli terá casa de processamento e comercialização do mel

O prédio que está pronto foi construído há bastante tempo para a Agricultura Familiar, será reformado pela prefeitura e será instalada a Casa do Mel

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 25.05.2023, 17:31:23 Editado em 25.05.2023, 18:02:53
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Apicultores da Associação dos Produtores Rurais de Lunardelli (Lunaprol) e produtores da agricultura familiar interessados na produção de mel realizaram no sábado (20) a limpeza do terreno de um prédio de propriedade da Prefeitura, onde a ideia é instalar a Casa do Mel.

continua após publicidade

O prédio que já está pronto e foi construído há bastante tempo para a Agricultura Familiar, mas os projetos não saíram naquela época e ficou em desuso e agora será reformado pela Prefeitura.

- LEIA MAIS: “Carretas do Conhecimento” oferta curso Manutenção de Motocicleta

continua após publicidade

Segundo o secretário municipal de agricultura Lucimar Souza, após a reforma que será executada pela Secretaria Municipal de Obras, será instalada toda uma estrutura adequada para processar e comercializar o mel de abelhas do município.

“É um projeto antigo que por várias questões não foram concretizados e estamos focados em realizar. Com relação a compras dos equipamentos, como tudo subiu, estamos estudando e pesquisando a melhor forma de adquirir, se vai ser via projeto do Governo do Estado ou projeto do cooperativismo, ainda estamos analisando”.

O projeto foi desenvolvido pela Secretaria Estadual de Agricultura (Seab).

O médico veterinário da regional da Seab de Ivaiporã, Carlos Eduardo dos Santos, disse que a Casa do Mel é um projeto que vai dinamizar ainda mais a agricultura e a economia do município. “Lunardelli, hoje é conhecida pelo turismo religioso e também como terra da alfafa, e acredito que em pouco tempo também será conhecida por terra do mel”>

continua após publicidade

O prefeito Reinaldo Grola acredita que o investimento dará independência para processamento do mel do pequeno produtor, diminuindo custos na produção e melhores preços para a venda.“Temos trabalhado bastante, principalmente no incentivo das agroindústrias, com isso a gente abre mercado para os nossos produtos. Hoje temos a liberdade através do consórcio Cid Centro para comercializar nossos produtos de origem animal em mais de trinta municípios da região”.

Para Vitória Maria Montenegro Holzmann, chefe da regional da Seab de Ivaiporã com este projeto todos saem ganhando, visto que “o consumidor tem a garantia de que está comprando um produto que foi produzido, observando as regras sanitárias, e o produtor também amplia os mercados e espaços para comercialização da produção”.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Vale do Ivaí

    Deixe seu comentário sobre: "Lunardelli terá casa de processamento e comercialização do mel"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!