Teve início nesta segunda-feira (11), em Lunardelli, a atuação do carro fumacê percorre nas ruas, atuando contra o mosquito Aedes aegypti, vetor de doenças como dengue, zika e chikungunya. A ação foi uma solicitação da Prefeitura de Lunardelli à 22ª Regional de Saúde, visando conter o avanço da dengue. (veja vídeo no final do texto)
Conforme o último informe epidemiológico semanal da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), do dia 05 de dezembro, Lunardelli registrava 12 casos confirmados da doença.
LEIA MAIS: Tentativa de homicídio é registrada em Mauá da Serra
A eficácia do carro fumacê, equipado para dispersar inseticida, é reconhecida como medida preventiva e para interromper o ciclo de transmissão dessas doenças.
Para esclarecer a população sobre os procedimentos adotados durante a passagem do fumacê, a Prefeitura divulgou um vídeo, no qual Aparecido Donizete Oliveira, chefe da central de fumacê de Maringá, explica que o trabalho será feito a cada três dias e como a população deve proceder.
Oliveira alerta que o carro fumacê, embora eficaz, não é suficiente. É preciso que a população participe ativamente eliminando recipientes que acumulam água.
“O carro fumacê é parte da solução, mas é preciso a colaboração da população, eliminando possíveis criadouros do mosquito em casa”.
Nesta segunda-feira (11), o carro fumacê percorre as ruas de Lunardelli, atuando contra o mosquito Aedes aegypti, vetor de doenças como dengue, zika e chikungunya. tnonline
Deixe seu comentário sobre: "Lunardelli inicia aplicação de fumacê no combate à dengue"