MAIS LIDAS
VER TODOS

AGRICULTURA

Lunardelli: agricultores atingidos pela estiagem terão auxílio

O município conseguiu reconhecimento de situação de emergência por parte do governo federal

Da Redação

·
O município conseguiu reconhecimento de situação de emergência por parte do governo federal
Icone Camera Foto por Defesa Civil
O município conseguiu reconhecimento de situação de emergência por parte do governo federal
Escrito por Da Redação
Publicado em 28.06.2022, 12:48:03 Editado em 28.06.2022, 12:48:01
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O prefeito de Lunardelli, Reinaldo Grola, anunciou na manhã desta terça-feira (28), que o município conseguiu reconhecimento de situação de emergência por parte do governo federal, o que abre oportunidades para os produtores que sofreram com perdas na safra 2021/2022.

continua após publicidade

Segundo o prefeito, o reconhecimento veio através de um trabalho de levantamento realizado pela secretaria municipal de Agricultura, Instituto de Desenvolvimento Rural-IDR, secretaria municipal de Assistência Social e Defesa Civil.

“Nossos produtores rurais tiveram grandes perdas com a estiagem e não medimos esforços para correr atrás de levantamentos e documentações, para que este benefício fosse acessado. Demorou um pouco, mas conseguimos liberar este crédito por meio do decreto de situação de emergência”, destaca o prefeito, Reinaldo Grola.

continua após publicidade

Os produtores atingidos pela estiagem contam com desconto de até 35,2% para o pagamento de parcelas de crédito agropecuário. É pré-requisito que o produtor tenha o registro de Declaração de Aptidão (DAP) ao Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf) ou inscrição no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF).

O decreto prevê também que, caso não haja pagamento da parte do produtor mesmo depois de obter desconto, haverá ainda a possibilidade do saldo em débito ou a parcela terem prazo de pagamento prorrogado – se ficar comprovada a perda da receita nos empreendimentos vinculados. Os descontos não podem ser adotados por beneficiários do Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) ou com cobertura de seguro rural.

Serviço

Os produtores que quiserem se beneficiar do desconto devem procurar o banco em que fizeram o financiamento. Os sindicatos rurais também estão à disposição para esclarecer eventuais dúvidas.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Vale do Ivaí

    Deixe seu comentário sobre: "Lunardelli: agricultores atingidos pela estiagem terão auxílio"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!