Vale do Ivaí

Lendário 'Castelo Eldorado' completa 75 anos; Veja as curiosidades

Localizado em Marilândia do Sul, o castelo continua à venda e a parte interna passa por reformas

Da Redação ·
Receba notícias no seu WhatsApp!
Participe dos grupos do TNOnline

Edificado durante a Segunda Guerra Mundial, ocorrida entre 1942 e 1947, o lendário Castelo Eldorado, de Marilândia do Sul, no Norte do Paraná, completa 75 anos nesta segunda-feira (4). Mesmo após tantos anos, o local ainda permanece sendo um misterioso complexo localizado na zona rural da cidade. 

continua após publicidade

Atualmente, segundo Kelly Cristy Zanlorenzi, gestora de Projetos e Convênios de Marilândia do Sul, o castelo continua à venda e passa por reformas na parte interna. No entanto, o bosque, a cachoeira e a mina d´água ficam abertos durante os sábados e domingos para visitação. "O castelo faz parte do roteiro da Movetur, do mapa brasileiro de turismo e é o cartão postal de Marilândia do Sul. Em breve a parte interna será aberta ao público novamente", explica. 

À venda 

continua após publicidade

Recentemente, o castelo foi alvo de especulações após um anúncio nas redes sociais divulgando sua venda no valor de R$5 milhões.  "Atenção leia o anúncio. Famoso castelo eldorado construído durante a Segunda Guerra Mundial de 1942 a 1947, que possui uma área de 12 alqueires, mecanizando cerca de 3.5. Atualmente precisa de passar por algumas reformas, praticamente na beira da BR -376, possui cachoeira, chalés, grande represa (atualmente desativada) mais fácil reativação. Ótimo investimento", diz a publicação no Facebook. 

Filmagem 

Além disso, o local ainda é alvo de indagações sobre supostas assombrações ou fantasmas que fazem de seu interior um acervo cultural que resgata a história da migração alemã para o Brasil na década de 40. Em 2007, um grupo de atores da cidade, sob coordenação do produtor amador de teatro, Juliano Delecrod, produziu o filme intitulado “A Lenda do Castelo Eldorado”, que traz supostas aparições de fantasmas no prédio. A cena mostra um grupo de estudantes que decide acampar no castelo e é recebido por um mordomo, que seria o próprio fantasma que mora no castelo. A partir daí, acontece uma sequência de fatos que deixa os hóspedes com muito medo e desesperados.

continua após publicidade

Com base neste filme, uma equipe do programa Fantástico, da Rede Globo de Televisão, tendo à frente o apresentador Tadeu Schmidt, esteve em Marilândia do Sul e visitou o Castelo Eldorado. O grupo produziu uma reportagem em quatro séries sobre fantasmas. 

Livro

O poeta e escritor Thiago Zardo, que é de Marilândia do Sul, lançou o livro “A República do Castelo Eldorado”, através do qual relata a história desta antiga e misteriosa casa e como era o sistema de vida social e econômica de seus moradores na época.

continua após publicidade

Abrigo para nazistas?

Envolto em lendas por ter supostamente servido como abrigo para nazistas e até de abrigar um mordomo fantasma, o Castelo Eldorado é uma paisagem europeia no norte do Paraná. O prédio foi construído na década de 1940, em Marilândia do Sul, e hoje atrai visitantes, curiosos pela beleza e também pelo suspense. Até Joseph Menguelle teria se hospedado lá. Há quem diga que os quartos são mal-assombrados, pois à noite ouvem-se portas e janelas baterem sozinhas. 

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News