MAIS LIDAS
VER TODOS

AGRICULTURA

Lavouras são atingidas por geadas no Vale do Ivaí

O dia amanheceu gelado em todo o Vale do Ivaí nesta segunda-feira (19).

Da Redação

·
Houve perdas nas lavouras de trigo, milho, café e cana-de-açúcar
Icone Camera Foto por Deral
Houve perdas nas lavouras de trigo, milho, café e cana-de-açúcar
Escrito por Da Redação
Publicado em 19.07.2021, 17:08:07 Editado em 19.07.2021, 17:16:56
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O dia amanheceu gelado em todo o Vale do Ivaí nesta segunda-feira (19). Geadas foram registradas em diversas cultura na região de Ivaiporã e há estimativas de perdas, segundo informações do Departamento de Economia Rural (Deral).

continua após publicidade

Conforme o engenheiro agrônomo Sergio Carlos Empinotti, do Deral do Núcleo Regional da Seab de Ivaiporã houve perdas nas lavouras de trigo, milho, café e cana-de-açúcar. O municípios que foram mais atingidos são Faxinal, São Pedro do Ivaí, São João do Ivaí, Lunardelli, Jardim Alegre e Ivaiporã.

“Partes de lavouras mais adiantadas no trigo na região, imaginamos perdas de 15 a 20%. O milho que tinha perdido pela metade por causa da estiagem no período do plantio e pela última geada, ainda depende do que vai sobrar na qualidade. Então, calculamos que o milho deva chegar a 60% de perda na região. Tem algumas lavouras que individualmente vão perder 100%”, comentou Empinotti.

continua após publicidade

Com relação ao café, Empinotti lembra que a cultura tinha sido atingido com a geada no final de junho e início de julho, “na época, pegou poucas lavouras ainda com frutos verdes, e os estragos foram na qualidade do produto. Mas, o maior prejuízo será para a produção do próximo ano”, relatou Empinotti

A cana-de-açúcar cultivada principalmente na região de São Pedro do Ivaí, a estimativa de perda, segundo Empinotti é de no mínimo 20%. “Um quarto a área plantada mais nova, quase que na sua totalidade será perdida”.

Ainda de acordo com o agrônomo, Prefeituras da região estão se movimentando e podem decretar situação de calamidade em virtude da geada. “Com a situação de calamidade caracterizada, fica mais fácil para que os produtores possam receber o seguro pelo sinistro ocorrido em suas propriedades”, completou.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Vale do Ivaí

    Deixe seu comentário sobre: "Lavouras são atingidas por geadas no Vale do Ivaí"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!