Mais lidas

    Vale do Ivaí

    VALE DO IVAÍ

    Kaloré é primeiro município da região em epidemia de dengue

    Casos evoluíram em intervalo de três semanas

    Kaloré é primeiro município da região em epidemia de dengue
    Foto por TNOnline
    Escrito por Adriana Savicki
    Publicado em 09.02.2021, 15:48:49 Editado em 09.02.2021, 15:49:06
    Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

    Com 67 casos confirmados, sendo 62 autóctones, e cerca de 20 exames aguardando resultado, Kaloré é o primeiro município da região a enfrentar uma epidemia de dengue no atual ciclo epidemiológico iniciado em agosto do ano passado. O aumento no número de casos ocorreu em um intervalo de 3 semanas. Para conter o avanço da dengue, o município está realizando mutirões de limpeza, intensificou vistorias e iniciou aplicação de fumacê.

    Nesta terça-feira, está sendo aplicado o segundo ciclo do fumacê nos pontos onde houve registros de casos. A realização dos bloqueios conta com apoio de técnicos da 16ª Regional de Saúde de Apucarana.

    A coordenadora do programa de combate à dengue de Kaloré, Andressa Espadin Nunes, afirma que o surto teve início na zona rural. "Os primeiros casos foram registrados no distrito de Jussiara", afirma.

    Segundo ela, que assumiu a função no último dia 28, falhas no processo de notificação dos casos atrasaram a adoção de medidas de contenção. "As pessoas iam até o hospital com os sintomas, eram alertadas para nos procurar e fazer a coleta e isso não ocorreu. Também tivemos registros de pessoas que se recusaram a coletar material para os exames", explica.

    No boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) de 29 de janeiro, Kaloré tinha apenas dois casos confirmados de dengue. Com uma população estimada de 4.154 moradores e 67 casos, o município atinge hoje uma incidência superior a 1.400 casos por 100 mil habitantes, muito acima do limite epidêmico, de 300 casos por 100 mil habitantes.

    Conforme Andressa, com a realização de bloqueios e os mutirões de limpeza, a situação está mais controlada e o número de notificações vem diminuindo. "Hoje mesmo não realizamos nenhuma coleta", comenta.

    REGIÃO

    Na área da 16ª Regional de Saúde, o município de Kaloré destoa em relação aos números de casos. O boletim semanal da dengue divulgado nesta terça-feira (9) pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) aponta que toda a regional, que tem 17 municípios, soma 97 casos confirmados. Registram casos os municípios de Apucarana (8), Arapongas (9), Faxinal (3), Marumbi (2),Sabáudia (2) e Marilândia do Sul (2). Já Cambira, Bom Sucesso, Jandaia do Sul, Mauá da Serra, Rio Bom e Novo Itacolomi têm um caso registrado.

    Gostou desta matéria? Compartilhe!

    Mais matérias de Vale do Ivaí

    Deixe seu comentário sobre: "Kaloré é primeiro município da região em epidemia de dengue"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.