O julgamento das raças de bovinos leiteiros na 20ª edição da Expovale de Ivaiporã foi realizado no domingo (20). O julgamento destacou a capacidade genética e produtiva dos animais. No período da manhã, as avaliações contaram com as crianças do Clube da Bezerra, projeto idealizado pela produtora Roseli Sebold e com o apoio da equipe do IDR Paraná.
Voltado para crianças, o Clube da Bezerra tem como objetivo aproximar os jovens da atividade leiteira e promover a sucessão familiar. Neste ano, 15 crianças participaram, divididas nas categorias Puxadores Mirim (3 a 8 anos) e Puxadores Júnior (8 a 12 anos).
- LEIA MAIS: Festa de aniversário de 63 anos de Ivaiporã reúne multidão na Expovale
Na categoria Mirim, o pequeno Santiago Boing de Vicente levou o prêmio de campeão. Na categoria Júnior, Maria Eduarda Chaves Bertoli foi a campeã.
Roseli explica que o projeto nasceu da preocupação com o futuro das propriedades. “Via meus filhos comentam que queriam estudar e ir embora. Isso acontece muito. Pensei em algo para incentivar as crianças a valorizar a atividade e suceder os pais”, afirmou.
As crianças participaram de quatro encontros preparatórios antes do julgamento. O juiz avaliou a interação entre os animais, postura em pista e conhecimento sobre manejo. Todas receberam prêmio pela dedicação e aprendizado.
O sucesso do projeto foi reconhecido pelos participantes e pela organização. Roseli concluiu com otimismo: “Que em 2025 o projeto venha ainda maior e mais forte!”.
📲 Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp ou convide alguém a fazer parte dos nossos grupos
Deixe seu comentário sobre: "Julgamento de raças leiteiras e Clube da Bezerra marcam na Expovale"