MAIS LIDAS
VER TODOS

ENERGIA SUSTENTÁVEL

Jardim Alegre instala segundo Parque de Geração de Energia Solar

Com a redução dos custos, a Prefeitura está agora implantando um segundo (PGES) que está sendo instalado no conjunto Residencial Borin

Da Redação

·
PGES entra em funcionamento nos próximos
Icone Camera Foto por TN Online
PGES entra em funcionamento nos próximos
Escrito por Da Redação
Publicado em 04.09.2023, 11:25:22 Editado em 04.09.2023, 11:25:16
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Em 2019 Jardim Alegre foi o primeiro município do Paraná a ter as lâmpadas da iluminação pública 100% LED e em novembro de 2020 também foi uma das primeiras do estado a construir um Parque de Geração de Energia Solar (PGES) para reduzir os gastos de iluminação pública no município.

continua após publicidade

Os bons resultados garantiram que em 2024 os moradores de Jardim Alegre estarão pelo quarto ano consecutivo sem aumento da taxa destinada ao custeio do serviço de iluminação pública do município existente nas ruas, avenidas, praças e locais públicos.

- LEIA MAIS: Inscrições para o vestibular da UEL acabam nesta terça-feira (05)

continua após publicidade

Na semana passada o Prefeito José Roberto Furlan assinou e enviou para a Copel um ofício mantendo o COSIP (Contribuição de Serviço de Iluminação Pública) congelado até o final de 2024.

Além disso, com a redução dos custos, a Prefeitura está agora implantando um segundo (PGES) que está sendo instalado na Rua Primavera, no conjunto Residencial Borin, que deve entrar em funcionamento dentro de aproximadamente 40 dias.

A administração municipal tem ainda projeto um outro para em 2024 instalar um terceiro parque gerador. “Após a construção da terceira usina geramos 75% do nosso consumo de energia da iluminação pública. Faremos um estudo novamente para o ano de 2025, e possivelmente entraremos com a redução da taxa de iluminação pública para o consumidor, dependendo como vai se comportar a economia brasileira”, relatou Furlan.

continua após publicidade

A primeira usina que está em operação ao lado do Viveiro Municipal foi construída em quatro plataformas com 220 placas fotovoltaicas que geram 75 kilowatts horas. As outras duas que serão instaladas têm a mesma formatação.

“A energia que será gerada vai variar de acordo com os meses do ano em função da incidência solar. A geração excedente em um mês de maior incidência solar compensará os meses de menor geração. Mas em média cada usina dessa deve gerar uma economia de R$ 5 mil por mês”, completou Furlan.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Vale do Ivaí

    Deixe seu comentário sobre: "Jardim Alegre instala segundo Parque de Geração de Energia Solar"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!