Jandaia do sul

Jandaia vai multar em R$ 500 quem não usar máscaras

Autuações serão feitas a partir da segunda-feira pela Vigilância Sanitária

Da Redação ·
Fiscalização covid-19 em Jandaia do Sul
fonte: Divulgação
Fiscalização covid-19 em Jandaia do Sul

Obrigatório por força de decretos municipais e estaduais, a não observância do uso de máscaras vai render multa de R$ 500 em Jandaia do Sul. A opção por intensificar a fiscalização e adotar a penalização prevista foi tomada nesta terça-feira pelo Comitê de Operações Emergenciais que acompanha as ações de prevenção da pandemia do coronavírus no município.

continua após publicidade

Segundo a diretora de Saúde do município, Elza Maria Ferraz, nesta semana as equipes de fiscalização vão atuar apenas em caráter orientativo. "A partir da semana que vem as multas serão lavradas", comenta. Ela destaca que valor da multa segue as determinações do decreto estadual 4.692/2020, bem como o artigo 4 do decreto 7157/2020.  Nesta quarta-feira, as equipes já foram às ruas para alertar à população.

A medida foi tomada, segundo a prefeitura, pelo grande número de pessoas que vem sendo flagradas no município transitando sem proteção. O uso da máscara é exigido inclusive para quem transita pelas ruas. A empresa que permitir entrada de clientes nos estabelecimentos sem o uso da máscara também será penalizada.

continua após publicidade

A fiscalização será feita pela Vigilância Sanitária com apoio da Polícia Militar. Participaram da reunião do comitê, o prefeito Benedito José Pupio, o Ditão, o presidente da Câmara Professor Milton, a diretora da Saúde Elza Maria Ferraz, representantes da Polícia Militar, o comandante do Corpo de Bombeiros, Anderson Silva, a diretora do Departamento da Educação Jucimara Tomazini, entre outros.