MAIS LIDAS
VER TODOS

POLÍTICA

Jandaia do Sul vai reduzir 50% dos cargos comissionados

A Prefeitura de Jandaia do Sul iniciou a elaboração do plano de reforma administrativa no município

Da Redação

·
Jandaia do Sul vai reduzir 50% dos cargos comissionados
Icone Camera Foto por Reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em 31.05.2022, 09:19:29 Editado em 31.05.2022, 09:19:24
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Prefeitura de Jandaia do Sul iniciou a elaboração do plano de reforma administrativa no município. Conforme a Secretaria de Governo, o projeto implicará em diversas mudanças, como a criação de sete secretarias municipais e a redução de 50% dos cargos comissionados do município. O planejamento está a cargo de uma empresa terceirizada de Londrina, da área de geotecnologia e consultoria, e a previsão é de conclusão dentro de dois meses. Depois, o projeto de lei será votado na Câmara Municipal.

continua após publicidade

“A reforma administrativa é uma exigência do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) desde 2015 e veio uma exigência de que seja feita a reforma em Jandaia. Nosso prazo se encerrou em 26 de abril e estamos revisando a lei orgânica para depois entrar com a reforma administrativa. Sem a reforma ficamos sem certidão liberatória do TCE, ou seja, não poderemos captar recursos enquanto a reforma não for feita”, disse o prefeito Lauro Júnior (União Brasil), ontem durante transmissão ao vivo.

O secretário de Governo, Bruno Olivato, justifica a necessidade de promover uma reforma administrativa, pois a estrutura organizacional foi criada em 1996 e nunca foi atualizada desde então. Jandaia conta, atualmente, com 13 departamentos municipais que serão transformados em sete secretarias municipais: Administração, Fazenda, Infraestrutura e Saúde. Já algumas pastas serão unificadas: Educação e Esporte, Desenvolvimento Econômico, Social e Cultural e Agricultura e Meio Ambiente.

continua após publicidade

Com isso, além de atualizar a estrutura organizacional, o município poderá ampliar a captação de recursos, explica Olivato. “O Ministério da Saúde destina anualmente R$ 2,5 milhões para ajudar na folha de pagamento de funcionários e para programas. Atualmente, como temos departamentos, não recebemos esses recursos”, explica.

De acordo com Olivato, como o estudo ainda está no início, o impacto orçamentário ainda será calculado pela empresa responsável por assessorar os trâmites. Contudo, o secretário adianta que a previsão é extinção de 50% ou mais de cargos comissionados. Atualmente são 40 no município.

“Estamos trabalhando para não ter impacto financeiro. A ideia é economizar com a realocação de servidores, o que vai gerar um impacto na folha de pagamento. Vamos terceirizar serviços públicos, como roçagem, jardinagem, coleta de lixo. Os atuais servidores desse setor serão remanejados para serviços gerais. A princípio a ideia do prefeito é não perder ninguém. Então não vai existir uma demissão em massa”, adianta.

continua após publicidade

“A reforma administrativa é uma exigência do Tribunal de Contas do Estado do Paraná desde 2015 e veio uma exigência de que seja feita a reforma em Jandaia” Lauro Junior, prefeito de Jandaia do Sul.

Por, Cindy Santos

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Vale do Ivaí

    Deixe seu comentário sobre: "Jandaia do Sul vai reduzir 50% dos cargos comissionados"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!