MAIS LIDAS
VER TODOS

ALERTA NA SAÚDE

Jandaia do Sul entra em estado de epidemia com 151 casos

Agora são seis municípios da área da 16ª Regional de Saúde que enfrentam epidemia

Da Redação

·
Jandaia do Sul soma 151 casos da doença
Icone Camera Foto por Agência Brasil/ilustração
Jandaia do Sul soma 151 casos da doença
Escrito por Da Redação
Publicado em 02.05.2023, 16:29:43 Editado em 02.05.2023, 17:36:41
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Jandaia do Sul, norte do Paraná, é o 6º município da área da 16ª Regional de Saúde (RS) a entrar em epidemia de dengue. Boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) nesta terça-feira (2) aponta 151 casos da doença confirmado no município no ano epidemiológico iniciado em agosto de 2022. São 254 notificações com 92 casos descartados e 8 em investigação.

continua após publicidade

A coordenadora de vigilância epidemiológica, Isabel Garcia Giorgiani Moreno, explica que o critério para decretar estado de epidemia se baseia nas seis últimas semanas epidemiológicas, em comparação ao período anterior. Segundo ela, o município apresentou aumento nos casos de dengue sobretudo no fim de março e início de abril, época em que foram registrados vários dias de chuva com temperaturas elevadas, favorecendo a reprodução do mosquito Aedes aegypti.

- LEIA MAIS: Sexta morte por dengue é registrada em Foz do Iguaçu

continua após publicidade

Para conter a proliferação da dengue o município intensificou as ações. Entre elas está a coleta de descarte de entulhos com datas programadas para o ano inteiro. Além disso, o município realiza atividades educativas nas escolas municipais trabalhando a parte da conscientização sobre a doença com crianças e adolescentes. Os agentes de endemia também realizam visitas domiciliares e em pontos estratégicos como borracharias, ferro velho, almoxarifado, com bloqueio mecânico para a eliminação de criadouros. Esse trabalho é realizado a cada 15 dias.

De acordo com a coordenadora o município ainda possui inseticida e aplica em locais estratégicos, como região onde há escolas, asilo e Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) até porque o produto está em falta em todo o Brasil. A previsão do Ministério da Saúde é que o produto chegue na primeira quinzena de maio.

“É importante frisar que o inseticida não é a solução do problema. Ele ajuda a resolver o problema no momento da epidemia, porém não é a solução. A gente depende da parceria de outros setores para trabalharmos juntos e da colaboração da população”, assinala.

Com 17 municípios, a 16ª RS tem seis municípios em epidemia. Os outros são Bom Sucesso, Faxinal; Sabáudia, São Pedro do Ivaí e Novo Itacolomi.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Vale do Ivaí

    Deixe seu comentário sobre: "Jandaia do Sul entra em estado de epidemia com 151 casos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!