MAIS LIDAS
VER TODOS

MAIS EMPREGO

Jandaia do Sul comemora bom momento na recuperação econômica

Conforme o Caged, cidade teve o segundo melhor desempenho do Vale do Ivaí na geração de empregos, no primeiro semestre, atrás apenas de Apucarana

Da Redação

·
O setor industrial é destaque na geração de novos postos de trabalho no primeiro semestre, em Jandaia do Sul
Icone Camera Foto por TNonline/arquivo
O setor industrial é destaque na geração de novos postos de trabalho no primeiro semestre, em Jandaia do Sul
Escrito por Da Redação
Publicado em 03.08.2022, 10:57:48 Editado em 03.08.2022, 10:57:43
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), relativos ao primeiro semestre de 2022, divulgados pelo Ministério do Trabalho e Previdência, mostram Jandaia do Sul como um dos destaques entre os municípios do Vale do Ivaí. A cidade aparece com o segundo melhor desempenho, com um saldo positivo de 345 novos empregos, atrás apenas de Apucarana, com 561. Para se ter ideia, os dados estão próximos aos números acumulados no Estado de Roraima, por exemplo, que teve o pior desempenho entre as unidades da federação, com apenas 529 postos acumulados.

continua após publicidade

Conforme os dados do Caged, entre janeiro e junho de 2022, Jandaia do Sul fez 1.395 contratações, com um total de 1.050 desligamentos, gerando um saldo positivo de 345 novos postos de trabalho criados no período. Dos 345 novos postos, o destaque é a indústria, com 247 novas vagas abertas no período. A variação positiva do saldo de novos empregos na indústria em Jandaia do Sul é de 11,24%, quando comparado ao período anterior.


						
							Jandaia do Sul comemora bom momento na recuperação econômica
Foto por Claudemir hauptmann
continua após publicidade

Por segmento, o segundo melhor desempenho em Jandaia foi o de Serviços, com 60 novos empregados contratados, seguido do comércio, com 47 novos postos acumulados. A agropecuária criou 7 novos postos no semestre e o único setor, com números negativos na cidade, foi o da construção civil, que perdeu 17 postos de trabalho no período, ou seja, teve mais desligamentos (88) e menos contratos novos (71).

Outras cidades da região, com resultados positivos no saldo de novos postos de trabalho acumulados no primeiro semestre deste ano são Ivaiporã, com 191 vagas (159 postos na área de Serviços); São Pedro do Ivaí (119), Marumbi (107) e Califórnia (103). Em todo o Vale do Ivai, três cidades fecharam o semestre com saldos negativos na geração de novos empregos: São João do Ivaí, que perdeu 9 vagas de trabalho; Godoy Moreira (-2) e Rio Bom (-1).

Ao todo, os municípios da região – considerando o Vale do Ivaí e Arapongas - fecharam o primeiro semestre de 2022 com saldo positivo de 2 mil vagas de emprego.

continua após publicidade

OTIMISMO

O prefeito de Jandaia do Sul, Lauro Júnior (União Brasil), destaca que os dados do Caged são animadores. Ele assinala que a cidade tem o segundo melhor desempenho da região, perdendo para Apucarana, “uma cidade seis vezes maior que a nossa”, referindo-se ao número de habitantes. Jandaia tem 21 mil habitantes. “Para nós, é motivo de orgulho e satisfação. Para a administração, motivação para nos mantermos no propósito de estimular e fomentar nossas empresas, nossa economia. Dados mostram que estamos no caminho certo”, diz o prefeito, que estava em Curitiba nesta terça-feira (02).

continua após publicidade

Lauro Júnior destaca que números mostram bom momento da economia local no pós-pandemia e que o empresariado tem acreditado na cidade, em seu potencial. O prefeito destaca que a cidade tem dois parques industriais que vem sendo estruturados para atender as demandas do empresariado. “Jandaia está vivendo um momento de união de esforços para voltar a crescer, a gerar mais emprego e renda”, afirma.

O diretor de Comércio, Indústria e Turismo, da prefeitura de Jandaia do Sul, Vitor Masashi Elias Hashimoto, avalia que, de fato, a cidade vive um bom econômico, considerando a conjuntura econômica como um todo, considerando o impacto da pandemia e da guerra, fatores que influenciam a economia no mundo todo. Segundo ele, o momento econômico da cidade decorre “do trabalho formiguinha” que envolve diversos setores da sociedade, desde a administração pública municipal à iniciativa privada. “A soma de esforços de todos cria esse clima que dá sinal positivo para quem quer empreender aqui, para quem quer ampliar os negócios”, afirma.

continua após publicidade

Na soma de esforços, diz, se juntam gestores, empresários e entidades. “Assim, criamos uma série de ações, como um calendário festivo local, por exemplo, que valoriza a classe empresarial, estimula nossos consumidores e aquece a economia, como um todo”, explica Hashimoto.

A administração municipal, a partir das demandas setoriais, construiu uma série de parcerias para a realização de cursos de capacitação e formação de mão-de-obra nas áreas de confecção e de estofados, bem como de eletricistas, de soldador e de torneiro mecânico. Os cursos foram viabilizados junto ao sistema S, com órgãos como Senai, Senac e Sebrae, entre outros.

Hashimoto destaca que a cidade tem atraído investimentos na área industrial, com empresas da área química, de envase de gás e ampliado outras áreas, inclusive a de produção de cachaça artesanal. “Essas empresas de cachaça, por exemplo, consolidam a cidade como polo produtor, e já tivemos até um festival da cachaça, que está em nosso calendário anual de eventos”, exemplifica.

continua após publicidade

Além dos incentivos, a prefeitura constrói outras políticas públicas para incentivar os negócios locais. Uma dessas políticas está em fase de implantação, o Jandaia Compra Aqui, conforme o prefeito Lauro Junior. Esse programa vem sendo articulado pela administração municipal, a partir de orientações do Ministério Público e do Tribunal de Contas do Estado (TCE), para que as empresas locais sejam priorizadas nos processos licitatórios. O modelo já é adotado por cidades como Londrina e vem se consolidando como tendência para incentivar a produção local, de forma a ampliar o giro econômico criado pelas atividades públicas nas próprias cidades.

NÚMEROS DO EMPREGO REFORÇAM INDICADORES DE ENERGIA

Em maio passado, a partir de dados de consumo e de ligações industriais fornecidos pela Copel, já mostravam sinais de recuperação econômica nas cidades menores. A Copel informa que o consumo industrial no Paraná cresceu 2,2% no período e, na região, Jandaia do Sul também se destacava, com aumento de 111,89% no consumo industrial de energia, indo de 1.547 MWh para 3.278 MWh, mesmo com a redução de -1,07% no número de ligações, que passaram de 372 para 368 ativas. Segundo a Copel, essa variação acentuada decorria da atuação de um consumidor de grande porte, a usina de álcool e açúcar da Cooperval.

A Copel estratifica as ligações e o consumo de energia em residencial, industrial e comercial – que envolve todas atividades econômicas como varejo e serviços. O destaque na área de ligações comerciais é Apucarana, onde o consumo do primeiro trimestre desse ano, comparado com o mesmo período de 2021, teve um aumento de 10,82%, indo de 14.130 megawatts/hora para 15.659 (MWh). O número de ligações comerciais também cresceu na cidade, indo de 5.264 consumidores para 5.434, alta de 3,22%. Os dados do segundo trimestre e do primeiro semestre de 2022, da Copel, serão fechados nos próximos dias.

EMPREGOS NO ESTADO

Os dados do Caged mostram que a região Sul registrou um saldo positivo de empregos no semestre, com 31.774 novos postos criados. O Paraná lidera o ranking, com 14.061 novos postos de trabalho gerados, depois de ter realizado 144.112 contratações e dispensado 130.051 trabalhadores. Santa Catarina teve saldo positivo de apenas 9.676 postos de trabalho e o pior desempenho no Sul foi do Rio Grande do Sul, com 8.037 postos acumulados no período.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Vale do Ivaí

    Deixe seu comentário sobre: "Jandaia do Sul comemora bom momento na recuperação econômica"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!