MAIS LIDAS
VER TODOS

DEPEN

Situação volta ao normal na Cadeia de Ivaiporã, após reunião com detentos

Uma nova rebelião foi cancelada depois que lideranças dos detentos se reuniram com o chefe da regional do Depen

Da Redação

·
Delegacia de Polícia de Ivaiporã
Icone Camera Foto por TN Online
Delegacia de Polícia de Ivaiporã
Escrito por Da Redação
Publicado em 13.10.2020, 17:48:51 Editado em 13.10.2020, 17:50:03
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Terminou na tarde desta terça-feira (13) a tentativa de uma nova rebelião na Cadeia Pública de Ivaiporã, a situação foi contornada depois que lideranças dos detentos se reuniram com o chefe da regional do Departamento Penitenciário (Depen).

continua após publicidade

No domingo (11), os detentos promoveram quebra na carceragem que durou cerca de 10 horas, após um detendo morrer por infarto. A situação só foi amenizada depois que delegado Aldair da Silva Oliveira negociou com rebelados, uma reunião com a equipe do Depen que aconteceu nesta terça-feira.

Conforme o chefe regional do Depen de Londrina Nilton Cesar Santos Garcia, após as conversas com os presos, o clima na carceragem ficou mais tranquilo. “Não adianta quebrar a cadeia. Se quebrar será pior para eles. Nós temos que vir fazer intervenção terão que ficar alojados em espaço menor que já estão".

continua após publicidade

Durante a reunião com as lideranças dos presos, foi apresentado uma lista de reivindicações. “Serão analisadas uma a uma. Aquilo que tivermos condição de atendermos de forma legal nós vamos fazer. Basicamente eles pedem transferência, redução de pena e alguns atendimentos que o Depen faz, mas que a Polícia Civil não tem condições de fazer. É um sistema diferente, no caso da remissão de pena, por exemplo, no sistema do Depen isso acontece já está incluído no tratamento penal. Mas, dentro da Polícia Civil não tem, precisa ser feito um acordo com o juiz e fica mais complicado”.

Cadeia Plena

Garcia explicou que a Cadeia Pública de Ivaiporã é responsabilidade da Polícia Civil, mas existe a possibilidade da carceragem da cidade ser transferida para o Depen. “Há dois tipos de cadeia, a do Depen e da Polícia Civil. Se aqui em Ivaiporã a cadeia se tornar plena, nós vamos elevar o número de funcionários do Depen e vamos fazer todo o tratamento penal que tem dentro de uma penitenciária grande. Lógico que uma forma menor mais enxuta, mas vai fazer o mesmo atendimento”.

continua após publicidade

Ainda conforme Garcia as conversações estão bastante avançadas. “Já conversamos com o Dr. Aldair, com o pessoal do Conseg e representantes da prefeitura. E praticamente dependemos de um decreto do governador passando o prédio e todas as dependências para o Depen, inclusive os presos ”, disse Garcia.

Transferência de presas

O chefe do Depen também anunciou a transferência da carceragem feminina de Ivaiporã que tem 25 detentas para Londrina. “Quinta-feira nós vamos inaugurar uma nova ala com 100 vagas na Cadeia Pública Feminina de Londrina. Lá temos uma fábrica de confecção, uma sala multifuncional para fazerem projetos, artesanato e ganharem redução de pena. Um lugar mais dignos para cumprirem as penas”.

continua após publicidade
GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Ivaiporã

    Deixe seu comentário sobre: "Situação volta ao normal na Cadeia de Ivaiporã, após reunião com detentos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!