Procura por cursos na área da saúde cresce na região - TNOnline
Mais lidas
Ver todos

CURSOS TÉCNICOS

Procura por cursos na área da saúde cresce na região

Fabiano da Silva Yoiti Kanadani gerente executivo do Senac de Ivaiporã
Foto por TN Online
Escrito por Da Redação
Publicado em Editado em
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

O novo coronavírus afetou diversas áreas da economia. Se de um lado, várias atividades sofrem com a crise, de outro, a pandemia criou novas vagas de empregos na área de saúde. A perspectiva de um novo cenário mais promissor para os profissionais da área tem feito com que a procura por cursos técnicos relacionados a saúde pública também aumentem.

Na região, exemplo de criação de novas oportunidades de emprego na área de saúde é o Hospital Regional de Ivaiporã (HRI) que entrou em funcionamento emergencial em junho. Mesmo trabalhando com apenas um terço da capacidade total - nos seis meses, o atendimento é exclusivo para coronavírus -, a unidade hospitalar contratou cerca de 200 pessoas.

Passado a pandemia, o hospital do Governo Estadual será estruturado para a sua capacidade total e pelo menos mais 250 novas vagas serão abertas.  Além disso, Ivaiporã deve ganhar nos próximos meses pelo menos mais três Unidades Básicas de Saúde (UBS), que se encontram em construção.

Fabiano da Silva Yoiti Kanadani gerente executivo do Senac de Ivaiporã confirma o aumento de interesse das pessoas por cursos na área. “Diante deste cenário atípico do covid-19, ficou mais claro para a população à importância do profissional de saúde, não que não era antes, mas foi criado uma nova valoração diante da sociedade e está mais evidente agora”. 

Fabiano da Silva Yoiti Kanadani gerente executivo do Senac de Ivaiporã
Foto: TN Online
 

Para Kanadani, a crise causada pela pandemia de coronavírus também chamou a atenção dos governos para a importância do fortalecimento de políticas públicas voltadas à saúde. “Ficou evidente que a saúde terá que ser aprimorada no Brasil, e os cursos técnicos são uma boa opção para quem pretende aproveitar as oportunidades que estão surgindo, com possibilidades de ingresso em hospitais, clínicas, ambulatórios, consultórios e unidades de pronto atendimento, dentre outros”.

Para atender essa demanda na cidade e região, o Senac tem ofertado cursos para profissionais técnicos. No momento, está sendo realizado um curso online de radiologia, e com previsão de iniciar em agosto, outro curso técnico de radiologia, um técnico em enfermagem, e ainda um técnico em massoterapia. Para o próximo ano, também existe em planejamento curso para a área de análises clínicas e laboratoriais. 

“Temos um curso de radiologia que termina no início de 2021 e a parte teórica está sendo através da internet.  Mas, em agosto acreditamos que poderemos ter aulas presenciais. Claro, com todas as cautelas de prevenção e dentro das normas da saúde. Temos um laboratório fantástico e uma estrutura muito boa para atender nossos alunos”, completa Kanadani.  

Deixe seu comentário sobre: "Procura por cursos na área da saúde cresce na região"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.