Ivaiporã

Preparação para Dia de Finados movimenta cemitério de Ivaiporã

A limpeza dos túmulos sem o acumulo de resíduos poderão ser realizadas até mesmo no feriado

Da Redação ·
Cemitério Municipal de Ivaiporã
fonte: TN Online
Cemitério Municipal de Ivaiporã

Faltando dois dias para Finados os serviços no Cemitério Municipal de Ivaiporã foram intensificados. Na manhã desta sexta-feira (30), além de servidores da prefeitura que trabalhavam na finalização dos serviços, o fluxo de pessoas que fazem limpeza e as preparações nas sepulturas dos familiares falecidos também aumentou.

continua após publicidade

Conforme Marcio Zanardo do Setor de Serviços Urbano foram realizados serviços de poda de árvores, pintura das guias, meios fios. O muro do cemitério também ganhou nova pintura.   A novidade neste ano é a instalação de iluminação pública na maioria das ruas, e também caixa de água com capacidade de 35 mil litros. Também foram substituído os tambores de água por tambores de concreto.

Zanardo relata que o prazo para reformas de túmulos foram encerrados no último domingo. “Já a limpeza dos túmulos sem o acumulo de resíduos poderão ser realizadas até mesmo no feriado”.  

continua após publicidade

A previsão do fluxo de pessoas no cemitério é maior este ano, em razão do feriado ser numa segunda-feira. No ano passado, cerca de 20 mil pessoas passaram pelo local.

Sidinei Clemente que atualmente mora em Curitiba, logo pela manhã já estava com os familiares fazendo a limpeza no tumulo da família. “Todos anos a gente vem para cá no Dia de Finados, e também no Dia das Mães e Dia dos Pais. Não podemos esquecer deles, o que fizeram para a gente temos que retribuir”.

Neste ano, a tradicional missa no cemitério do Dia dos Finados não será realizada, como medida de prevenção contra a Covid-19.  No entanto, as celebrações foram transferidas para as igrejas, obedecendo a capacidade mínima de ocupação, em conformidade com as normas sanitárias de combate à Covid-19, além da obrigatoriedade do uso de máscara e distanciamento social.

continua após publicidade

Na Paróquia Bom Jesus serão duas missas às 8 horas e às 09h30. Na Santíssima Mãe de Deus, a celebração será às 9 horas e na Espírito Santo  às 8 horas.   

Tags relacionadas: #FINADOS #PREPARAÇÃO