Faltando dois dias para Finados os serviços no Cemitério Municipal de Ivaiporã foram intensificados. Na manhã desta sexta-feira (30), além de servidores da prefeitura que trabalhavam na finalização dos serviços, o fluxo de pessoas que fazem limpeza e as preparações nas sepulturas dos familiares falecidos também aumentou.
Conforme Marcio Zanardo do Setor de Serviços Urbano foram realizados serviços de poda de árvores, pintura das guias, meios fios. O muro do cemitério também ganhou nova pintura. A novidade neste ano é a instalação de iluminação pública na maioria das ruas, e também caixa de água com capacidade de 35 mil litros. Também foram substituído os tambores de água por tambores de concreto.
Zanardo relata que o prazo para reformas de túmulos foram encerrados no último domingo. “Já a limpeza dos túmulos sem o acumulo de resíduos poderão ser realizadas até mesmo no feriado”.
A previsão do fluxo de pessoas no cemitério é maior este ano, em razão do feriado ser numa segunda-feira. No ano passado, cerca de 20 mil pessoas passaram pelo local.
Sidinei Clemente que atualmente mora em Curitiba, logo pela manhã já estava com os familiares fazendo a limpeza no tumulo da família. “Todos anos a gente vem para cá no Dia de Finados, e também no Dia das Mães e Dia dos Pais. Não podemos esquecer deles, o que fizeram para a gente temos que retribuir”.
Neste ano, a tradicional missa no cemitério do Dia dos Finados não será realizada, como medida de prevenção contra a Covid-19. No entanto, as celebrações foram transferidas para as igrejas, obedecendo a capacidade mínima de ocupação, em conformidade com as normas sanitárias de combate à Covid-19, além da obrigatoriedade do uso de máscara e distanciamento social.
Na Paróquia Bom Jesus serão duas missas às 8 horas e às 09h30. Na Santíssima Mãe de Deus, a celebração será às 9 horas e na Espírito Santo às 8 horas.
Deixe seu comentário sobre: "Preparação para Dia de Finados movimenta cemitério de Ivaiporã"