Ivaiporã

Número de casos de Covid-19 cai 66,9% na primeira quinzena de outubro, em Ivaiporã

Nesta quinzena foram 34 novos casos , contra 103 diagnósticos no mesmo período de setembro

Da Redação ·
Centro de Triagem Coronavírus em Ivaiporã
fonte: TN Online
Centro de Triagem Coronavírus em Ivaiporã

Os novos casos de Covid-19 fechou em queda nesta primeira quinzena de outubro em Ivaiporã.   De acordo Vigilância Epidemiológica do Departamento Municipal de Saúde caiu mais da metade o número de pacientes infectados entre os dias 01 a 15 de outubro com relação ao mesmo período de setembro.

continua após publicidade

Nesses primeiros 15 dias de outubro, incluindo dois diagnósticos registrados nesta quinta-feira, Ivaiporã registrou 34 novos casos , contra 103 diagnósticos no mesmo período anterior, ou seja, 66,9% a menos.

Outra boa notícia, segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, enfermeira Nilza Fernandes  é a diminuição de pessoas com sintomas da doença que tem procurado o Centro de Triagem Coronavírus na cidade.

continua após publicidade

“Estamos mandando em torno cinco no máximo 10 coletas por dia para o Lacen. Já tivemos de 40 até 50 coletas, não sabemos se ainda é pontual ou se pode ser uma tendência”.

 Ainda segundo Nilza para determinar a tendência é necessário aguardar pelo menos até o final de outubro.

“A gente fica esperanço até porque o Paraná e o Brasil tem mostrado uma certa tendência à queda.  Porém, ainda é muito precoce porque não temos como saber quanto da população está positivo. Se tem uma imunidade de rebanho ou não. Precisamos aguardar mais um pouquinho, porque também tivermos o feriado do dia 12 que provocou bastante aglomeração”.

continua após publicidade

Nilza avalia que apesar da queda nos números, ainda não é momento para relaxar, e a adoção do distanciamento social continua como fator determinante como cuidado de prevenção contra a Covid-19. “Ainda não está claro a situação da queda de novos casos em Ivaiporã  A doença é muito nova e temos continuar tomando todos os cuidados, como distanciamento social, uso de máscaras e limpeza das mãos”, disse Nilza. 

Ivaiporã registra 782 positivados entre os meses de março e outubro, sendo que a taxa de recuperados é de 94,88%, ou seja, 742 pacientes que se curaram da doença. A quantidade de pessoas com o vírus ativo confirmado é de 23, o que representa 2,94%. A taxa de mortalidade é de 2,17%.

Número de casos de Covid-19 cai 66,9% na primeira quinzena de outubro, em Ivaiporã fonte: Reprodução