Mais lidas

    Ivaiporã

    GESTÃ0 MUNICIPAL

    Ivaiporã lança plano estratégico para a saúde

    Prefeito Luiz Carlos Gil, e o vice-prefeito Marcelo Reis, durante apresentação de Cristiane Pantaleão como nova diretora do Departamento Municipal de Saúde.
    Foto por TN Online
    Escrito por Da Redação
    Publicado em 08.01.2021, 05:34:11 Editado em 08.01.2021, 05:36:15
    Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

    Horário diferenciado de atendimento, ativação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e mutirão de consultas e exames. Essas são algumas das medidas de um pacote de ações na saúde que serão adotadas em Ivaiporã. O novo plano de ação foi anunciado na noite de quarta-feira (6) no Salão Nobre pelo prefeito Luiz Carlos Gil, e o vice-prefeito Marcelo Reis, durante apresentação de Cristiane Pantaleão como nova diretora do Departamento Municipal de Saúde. 

    Dentre as ações anunciadas está a implantação do programa Saúde na Hora, que vai adotar horário diferenciado no Centro Municipal de Saúde (Posto Central) das 07 às 19 horas; aumento do número de procedimentos realizados nas UBS com atendimento odontológico nas oito unidades e mutirão de consultas e exames com especialistas. 

    Também haverá a mudança do local dos atendimentos de urgência e emergência que atualmente está junto ao Hospital Municipal de Ivaiporã. Os casos de urgência e emergência serão atendidos na UPA (Unidade de Pronto Atendimento). 

    “É uma obra que foi construída para isso e entregue no final de 2016, mas que nos últimos quatro anos não foi colocada em operação. É uma estrutura muito melhor e maior do que se tem hoje, tudo novo, dentro das normas e vai funcionar 24 horas”, disse Carlos Gil. 

    No Hospital Municipal serão mantidos os internamentos encaminhados pela UPA, partos, cesáreas e cirurgias de média complexidade – além do atendimento do Samu 192. A mudança deve acontecer no próximo mês. 

    Com relação ao mutirão de consulta e exames, o prefeito Carlos Gil diz que já foi iniciado o processo de triagem. “São consultas e exames represados há cerca de três anos. Esse mutirão provavelmente já começa neste mês de janeiro. Estamos fechando um pacote com cerca de duas mil consultas e exames, quando finalizarmos a triagem vamos ter o número necessário”, comenta.

    Conforme o prefeito serão disponibilizadas consultas e exames nas mais diversas especialidades: ortopédicas, eletrocardiogramas, ultrassom, dentre outros, “um volume muito grande, para darmos uma zerada nisso e começarmos de maneira organizada”, destacou Carlos Gil.

    CADASTRO

    Outra ação que vem sendo realizada pelo Departamento Municipal de Saúde é o mutirão de cadastramento de todas as pessoas de Ivaiporã que está sendo realizado pelos agentes de saúde.    

    “Precisamos saber, onde estão os hipertensos, os diabéticos, os acamados, os com deficiências físicas, os idosos, para conseguirmos melhorar a qualidade de atendimento dessas pessoas”, destacou a diretora Cristiane.  

    Os agentes comunitários que estarão identificados, também trabalharão aos sábados e domingos, para que possam localizar as pessoas que trabalham fora e normalmente não fica ninguém na residência durante a semana.  A ideia, segundo a diretora,  é que o mutirão seja concluído em fevereiro.

    Além disso, os agentes também estão orientando, olhando os quintais e eliminando criadouros do mosquito da dengue. “Para que logo no primeiro mês do ano não deixarmos a dengue avançar”, completou Cristiane, que alertou ainda a população sobre a necessidade dos cuidados contra a dengue, eliminando os focos de água parada.

    Gostou desta matéria? Compartilhe!

    Mais matérias de Ivaiporã

    Deixe seu comentário sobre: "Ivaiporã lança plano estratégico para a saúde"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.