Ivaiporã

Inscrições para processo seletivo de cursos técnicos de nível médio do IFPR vão até dia 8

A seleção será realizada por sorteio público, de 01 a 03 de março, e será transmitida online

Da Redação ·
IFPR Ivaiporã
fonte: TN Online
IFPR Ivaiporã

O processo seletivo IFPR 2021 para ingresso em cursos técnicos de nível médio na modalidade presencial encerra em 08 de fevereiro.  As inscrições, no valor de R$ 25, podem ser feitas no site do IFPR.

continua após publicidade

Excepcionalmente neste ano, devido à pandemia de Covid-19, o processo seletivo para ingresso no IFPR não terá provas presenciais, a seleção será realizada por sorteio público, de 01 a 03 de março, e será online.

De acordo com Ricardo Rodrigues de Souza, diretor do IFPR de Ivaiporã, as vagas no campus do município são para novas turmas dos cursos técnicos integrados ao ensino médio.   

continua após publicidade

Para o curso técnico em agroecologia são 35 vagas , técnico em eletrotécnica foram disponibilizados 40 vagas  ,  e o técnico de informática 30 vagas. “Todos eles o estudante vem do ensino fundamental, vai fazer com a gente o ensino médio junto com o profissionalizante. Em quatro anos, ele já sai com habilitação técnica para também poder atuar profissionalmente”.

Souza disse ainda que opção pelo sorteio público para o preenchimento das vagas dos cursos técnicos é a opção mais segura e democrática que poderia ser tomada, neste momento de pandemia da Covid-19.

“Uma prova de processo seletivo leva umas três horas. Mesmo que se fizesse o distanciamento, seria muito arriscado colocar 30 a 40 estudantes fazendo provas”.

continua após publicidade

Inclusão social

Assim como em anos anteriores, o Processo Seletivo do IFPR destina 80% das vagas à inclusão social. 60% do total de vagas ofertadas são reservadas aos candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Fundamental em escolas públicas.

Destas, 50% serão destinadas aos candidatos que possuam renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo nacional per capita (R$ 1.567,50) e 50% serão destinados aos candidatos que possuam renda familiar bruta mensal superior a 1,5 salário mínimo nacional per capita, havendo reserva de vagas para candidatos: autodeclarados pretos, pardos e indígenas, com deficiência; autodeclarados pretos, pardos e indígenas; pessoas com deficiência; e demais candidatos.

Além das vagas descritas, o IFPR ainda destina 10% do total das vagas ofertadas para os candidatos autodeclarados pretos ou pardos; 5% do total das vagas aos candidatos autodeclarados indígenas; e 5% aos candidatos com deficiência. Os 20% restantes do total de vagas são destinados à ampla concorrência.

Tags relacionadas: #IFPR #PROCESSO SELETIVO