Ivaiporã

Idosos de Ivaiporã acima de 80 anos recebem 1ª dose da vacina

No total serão aplicadas 440 doses, 310 da vacina AstraZeneca e 130 da CoronaVac

Da Redação ·
Anael Vieira, 83 anos foi um dos primeiros a receber a vacina
fonte: TNOnline
Anael Vieira, 83 anos foi um dos primeiros a receber a vacina

Começou nesta terça-feira (02) no Centro Cultural de Ivaiporã, a vacinação de idosos acima de 80 anos. No total serão aplicadas 440 doses, 310 da vacina AstraZeneca e 130 da CoronaVac. 

continua após publicidade

No primeiro dia a adesão foi alta, segundo informações de Nilza Fernandes coordenadora da Vigilância Epidemiológica, do Departamento Municipal de Saúde. Até por volta das 12 horas cerca de 190 idosos já haviam recebido a vacina.  

“A gente está com uma procura bem grande, o processo é um pouco lento porque esta vacina tem que ser bem documentada. Tendo em vista, que para a segunda dose precisamos saber exatamente a vacina que a pessoa tomou. Temos a vacina AstraZeneca e CoronaVac e o processo de registro tem que ser muito cuidadoso”, relatou Nilza.  

continua após publicidade

Com relação aos idosos debilitados e sem condições de esperar a recomendação segundo Nilza, era que os familiares deixassem o nome nas unidades de saúde mais próximas das residências.  

“A maioria das unidades já tem essa listagem, mas se a pessoa tem esse idoso com dificuldade pode estar deixando o nome, que depois será feita a imunização nas casas”, disse Nilza.  

A previsão do Departamento de Saúde é que com as doses recebidas seja atingida quase a totalidade do grupo acima de 80 anos.

continua após publicidade

IMUNIZADOS

Um dos primeiros idosos a ser vacinado em Ivaiporã foi Anael Vieira, de 83 anos.  “Estou muito feliz, e já passei uma foto (WhatsApp) para os meus netos e bisnetos, que estão acompanhando o que aconteceu comigo hoje. É uma data muito especial para mim”.  

Batista Vergilio, 84 anos também se mostrava muito feliz com a primeira dose da vacina, e prometia continuar se prevenindo contra a Covid-19. “Desde março do ano passado eu tenho ficado em casa e fazendo tudo para evitar a Covid-19. Daqui para a frente continua tudo da mesmo forma, porque a vacina é boa, mas depende muito de mim também”.  

continua após publicidade

2ª DOSE

A segunda dose da vacina AstraZeneca será realizada a partir do dia 1 de julho e da CoronaVac 25 dias após a aplicação da primeira dose. “A segunda dose das vacinas já estão guardadas na SESA (secretária de estado), então já está garantida”, completou Nilza. 

Tags relacionadas: #IVAIPORÃ #vacina