Mais lidas

    Ivaiporã

    IMUNIZAÇÃO/COVID-19

    Idosos de Ivaiporã acima de 80 anos recebem 1ª dose da vacina

    Anael Vieira, 83 anos foi um dos primeiros a receber a vacina
    Foto por TNOnline
    Escrito por Da Redação
    Publicado em 02.03.2021, 13:59:47 Editado em 02.03.2021, 14:00:20
    Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

    Começou nesta terça-feira (02) no Centro Cultural de Ivaiporã, a vacinação de idosos acima de 80 anos. No total serão aplicadas 440 doses, 310 da vacina AstraZeneca e 130 da CoronaVac. 

    No primeiro dia a adesão foi alta, segundo informações de Nilza Fernandes coordenadora da Vigilância Epidemiológica, do Departamento Municipal de Saúde. Até por volta das 12 horas cerca de 190 idosos já haviam recebido a vacina.  

    “A gente está com uma procura bem grande, o processo é um pouco lento porque esta vacina tem que ser bem documentada. Tendo em vista, que para a segunda dose precisamos saber exatamente a vacina que a pessoa tomou. Temos a vacina AstraZeneca e CoronaVac e o processo de registro tem que ser muito cuidadoso”, relatou Nilza.  

    Com relação aos idosos debilitados e sem condições de esperar a recomendação segundo Nilza, era que os familiares deixassem o nome nas unidades de saúde mais próximas das residências.  

    “A maioria das unidades já tem essa listagem, mas se a pessoa tem esse idoso com dificuldade pode estar deixando o nome, que depois será feita a imunização nas casas”, disse Nilza.  

    A previsão do Departamento de Saúde é que com as doses recebidas seja atingida quase a totalidade do grupo acima de 80 anos.

    IMUNIZADOS

    Um dos primeiros idosos a ser vacinado em Ivaiporã foi Anael Vieira, de 83 anos.  “Estou muito feliz, e já passei uma foto (WhatsApp) para os meus netos e bisnetos, que estão acompanhando o que aconteceu comigo hoje. É uma data muito especial para mim”.  

    Batista Vergilio, 84 anos também se mostrava muito feliz com a primeira dose da vacina, e prometia continuar se prevenindo contra a Covid-19. “Desde março do ano passado eu tenho ficado em casa e fazendo tudo para evitar a Covid-19. Daqui para a frente continua tudo da mesmo forma, porque a vacina é boa, mas depende muito de mim também”.  

    2ª DOSE

    A segunda dose da vacina AstraZeneca será realizada a partir do dia 1 de julho e da CoronaVac 25 dias após a aplicação da primeira dose. “A segunda dose das vacinas já estão guardadas na SESA (secretária de estado), então já está garantida”, completou Nilza. 

    Gostou desta matéria? Compartilhe!

    Mais matérias de Ivaiporã

    Deixe seu comentário sobre: "Idosos de Ivaiporã acima de 80 anos recebem 1ª dose da vacina"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.